Oracle busca estratégia para entrar em billing e conteúdo

0

Dona de praticamente 100% do mercado de banco de dados entre as operadoras de telecomunicações no Brasil, a Oracle quer estender sua atuação para outras áreas como a de billing e distribuição de conteúdo. E algumas das aquisições recentes podem ser o caminho para isso.

Lars Wahlström, vice-presidente para telecom e mídia da Oracle, em visita ao Brasil nesta semana, afirmou que a tomada de posição da empresa nesse setor começou em abril com a compra da Portal Software, especializada em billing, cujo principal cliente é a Vodafone.

Três outras aquisições recentes vêm completar a plataforma da Oracle. A Net4Call, dona de um software que integra sistemas legados às redes IP. E a HotSIP, que permite o oferecimento de sistemas para o protocolo SIP. Apesar de não ter um software específico para IPTV, como a Microsoft, a Oracle oferece o Service Delivery Platform, um middleware que permite a entrega de conteúdo pelas operadoras. "Funciona tanto para o video-on-demand quanto para IPTV", afirma Wahlström.

O executivo acredita que o bom relacionamento com as operadoras devido à base instalada do banco de dados dá vantagem à Oracle em relação às concorrentes.

Na área de billing a empresa deve atuar mais ativamente no mercado brasileiro a partir de setembro, com a aprovação da aquisição da Portal Software pelos órgãos reguladores norte-americanos, e quando a equipe da subsidiária se integrará ao escritório no País, explica o vice-presidente de vendas da Oracle, João Bosco Fernandes Junior.

Outra aposta da companhia é no segmento de business intelligence para as operadoras, com a aquisição, anunciada na última quarta-feira, 23, da Sygma Dynamics. "Vamos ter mais soluções para a área de mineração de dados", diz Fernandes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.