Dona de praticamente 100% do mercado de banco de dados entre as operadoras de telecomunicações no Brasil, a Oracle quer estender sua atuação para outras áreas como a de billing e distribuição de conteúdo. E algumas das aquisições recentes podem ser o caminho para isso.
Lars Wahlström, vice-presidente para telecom e mídia da Oracle, em visita ao Brasil nesta semana, afirmou que a tomada de posição da empresa nesse setor começou em abril com a compra da Portal Software, especializada em billing, cujo principal cliente é a Vodafone.
Três outras aquisições recentes vêm completar a plataforma da Oracle. A Net4Call, dona de um software que integra sistemas legados às redes IP. E a HotSIP, que permite o oferecimento de sistemas para o protocolo SIP. Apesar de não ter um software específico para IPTV, como a Microsoft, a Oracle oferece o Service Delivery Platform, um middleware que permite a entrega de conteúdo pelas operadoras. "Funciona tanto para o video-on-demand quanto para IPTV", afirma Wahlström.
O executivo acredita que o bom relacionamento com as operadoras devido à base instalada do banco de dados dá vantagem à Oracle em relação às concorrentes.
Na área de billing a empresa deve atuar mais ativamente no mercado brasileiro a partir de setembro, com a aprovação da aquisição da Portal Software pelos órgãos reguladores norte-americanos, e quando a equipe da subsidiária se integrará ao escritório no País, explica o vice-presidente de vendas da Oracle, João Bosco Fernandes Junior.
Outra aposta da companhia é no segmento de business intelligence para as operadoras, com a aquisição, anunciada na última quarta-feira, 23, da Sygma Dynamics. "Vamos ter mais soluções para a área de mineração de dados", diz Fernandes.