Uma delegação do Uruguai desembarcou na sede do Serpro, em Brasília, na quinta-feira, 24/08, com o objetivo de conhecer as soluções de TI desenvolvidas para o governo brasileiro nas áreas de gestão e controle das finanças públicas, orçamento, governo eletrônico e comércio exterior.
Durante o encontro, o assessor do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Ricardo Valle, apresentou o Sistema de Certificação Digital e destacou a importância de o Uruguai determinar um interlocutor governamental para interagir com o ITI e os seus correspondentes ONTI, da Argentina, e Suscerte, da Venezuela, como forma de intensificar a cooperação do Mercosul.
Durante o encontro, a delegação uruguaia conheceu o Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), que visa capacitar servidores públicos em software livre por meio de educação à distância. Foi destacado o grande potencial de cooperação que esse projeto tem, prioritariamente, no âmbito da capacitação em tecnologia da informação e em conhecimento de forma mais ampla.
O diretor da Divisão de Arrecadação da Receita Federal do Uruguai, José Pedro Regina, falou da importância da visita em face da troca de experiências e informações que, acredita, poderão resultar em futuros acordos de cooperação técnica. Ele ressaltou, ainda, o papel das tecnologias da informação e comunicações na racionalização do trabalho dos governos, na melhoria dos serviços aos cidadãos e na integração entre os países. ?Tudo isso resulta maiores facilidades, comunicação e informação, além de redução de custos operacionais?, completou.
Além de José Pedro Regina, integraram a delegação as economistas Natalia Ferreira, do Ministério de Comércio Exterior, Elizabeth Nuesh, da Oficina de Planejamento e Orçamento, e Susana Yakes, técnica do Departamento de Orçamento do Ministério do Planejamento.