A Accenture, empresa global de tecnologia, consultoria e outsourcing, lançou o Accenture Green Technology Suite, conjunto de ferramentas desenvolvido para ajudar as corporações em seu planejamento ambiental. Com isso, a empresa recomendará como as companhias devem trabalhar a sua pegada de carbono, de forma a melhorar o gerenciamento da Tecnologia da Informação (TI), além de oferecer suporte a todas as ações que completam a agenda verde das empresas.
A nova solução proporciona uma visão de toda a organização de TI, permitindo a avaliação detalhada de como as companhias se encontram em relação à maturidade de suas "ações verdes". A partir desse diagnóstico, o dispositivo sugere iniciativas de TI diretamente relacionadas às pegadas de carbono da organização. As ferramentas ainda calculam o impacto de ações específicas ligadas à eficiência do ambiente de trabalho e à economia de energia de data centers.
"As ferramentas podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto e oferecem às organizações um critério para a compreensão clara do seu consumo de energia e da pegada ambiental", disse Steve Nunn, líder global de TI verde da Accenture. "Pelo conhecimento da especificidade e o desenvolvimento de recomendações voltadas à necessidade do negócio, as organizações podem atingir melhorias mensuráveis em relação ao meio ambiente, que contribuem para importantes formas de economia", finaliza.