Visa lança piloto de mobile payment com tecnologia NFC

0

O celular incorporou mais uma facilidade e deu outro passo para se tornar a "carteira eletrônica" do século XXI. Nesta terça-feira, 25, a Visa e seu braço de tecnologia, a Visanet, anunciaram um programa piloto que promete substituir o cartão de crédito pelo telefone móvel em dezenas de aplicações. Batizado de Visa payWave, o sistema contactless (sem contato) utiliza a tecnologia Near Field Communication (NFC), padrão desenvolvido pela indústria financeira para a transmissão e recepção de dados entre dispositivos próximos. O payWave funciona da seguinte forma: após o lojista digitar o valor da compra no leitor convencional de cartões (POS), o usuário – que previamente solicitou a relação do número do seu cartão de crédito ao número da linha do celular – aproxima seu aparelho móvel com NFC em cerca de 10 centímetros de um terminal fixo, também dotado de chipset NFC e interligado ao POS. O recibo é emitido automaticamente no POS e a transação efetuada. O piloto está sendo realizado com 200 portadores de cartão de crédito Visa do Banco do Brasil e Bradesco na Grande São Paulo e Brasília – outros bancos emissores devem aderir ao projeto no futuro – e, por enquanto, o chip NFC está disponível somente no celular Nokia 6212 vendido pela operadora Claro. Os terminais NFC estão disponíveis em bilheterias de cinemas e caixas de algumas redes de restaurantes fast-food. "O sistema contactless se justifica e é altamente oportuno em lugares com grande movimentação e volume de pagamentos, onde invariavelmente se formam filas, como pedágios, padarias, estádios de futebol, cinemas e fast-foods", diz Marcelo Sarralha, diretor de Tecnologia e Produtos e Canais Emergentes da Visa. O limite máximo por transação é de R$ 100 e a plataforma embarcada permite que o usuário, ao tirar foto do produto comprado em seu celular, tenha a imagem desse produto automaticamente relacionada aos valores da respectiva transação. "Assim, ele terá um histórico ilustrado de suas compras", acrescenta. A Visa não informou quando o payWave estará disponível comercialmente, alegando que isso dependerá de uma série de fatores relacionados à toda a cadeia de parcerias.
Mobile payment
Segundo Sarralha, o lançamento do Visa PayWave não representa um modelo proprietário de mobile payment, muito pelo contrário. "Estamos utilizando a NFC, uma tecnologia aberta e, mais do que isso, consagrada e aprovada pela indústria financeira como a mais confiável para o mobile payment, por seus protocolos seguros e altos níveis de criptografia", explica. "Com certeza, essa experiência agregará valor às discussões da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) na busca pelo modelo de pagamento móvel a ser adotado futuramente no país", acrescenta.
A diretora de Serviços de Valor Adicionado (VAS) da Claro, Fiamma Zarife, concorda e acrescenta que a tecnologia de segurança do mobile payment tinha mesmo de vir da indústria financeira. "Eles são especialistas nisso, enquanto nós (teles) podemos agregar a escala da telefonia móvel", diz. Ela acrescenta que outras iniciativas estão sendo tomadas pela Claro a fim de viabilizar ainda mais o negócio. "Já estamos testando em laboratório uma forma de integrar a tecnologia NFC diretamente ao SIM Card, o que traria escala e garantiria o sucesso do mobile payment", revela.
Cartazes inteligentes
Há uma série de serviços de valor adicionado que a Visa lançará por intermédio do NFC. Um deles, que também está em teste, é o de cartazes inteligentes. O usuário aproxima seu celular NFC de um cartaz ou folder promocional e automaticamente aparecerá no visor do aparelho uma mensagem referente a alguma promoção, desconto ou até acesso trechos de filmes. "No cartaz inteligente de um filme, por exemplo, basta aproximar o celular do cartaz para assistir o trailer no aparelho ou ganhar um ingresso para o acompanhante", diz Sarralha. Fiamma Zarife revela que a Claro também pretende utilizar esse canal para promoções casadas com a operadora, que podem passar pelo envio de ringtones, wallpapers, SMS, entre outros.
Próximo lançamento
O próximo lançamento de mobile payment da Visa será na área de transferência de valores financeiros entre contas bancárias. Quem revela é Marcelo Serralha. "Essa transferência poderá ser feita de forma presencial (entre dois celulares, via NFC) ou via Internet ou SMS, também por meio do aparelho móvel", diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.