NSA criou ferramenta na web para compartilhar dados de cidadãos com órgãos governamentais

0

Novos documentos vazados pelo ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, revelam que a agência criou, em 2007, uma ferramenta de buscas, parecida com o Google, que fornece acesso a mais de 850 bilhões de registros sobre as comunicações de estrangeiros para quase duas dezenas de outras agências do governo. A novidade foi publicada no site The Intercept, criado pelo jornalista norte-americano e colunista do The Guardian, Glenn Greenwald, que revelou, no ano passado, o esquema de espionagem norte-americana sobre as comunicações do mundo.

De acordo com um memorando de 2010 que define a ferramenta de compartilhamento, denominada ICREACH, mais de mil analistas de 23 agências governamentais tiveram acesso ao acervo de registros sobre e-mails, telefonemas, chats da web e informações de localização de celular coletadas sem mandado pela NSA. Os metadados incluem informações sobre quem enviou e recebeu os dados, assim como a frequência de envio e recebimento dos mesmos, mas não o conteúdo real das conversas.

O site de Greenwald revela ainda que a ferramenta foi concebida para ser o maior sistema de partilha de registros de vigilância secretos dos EUA, capaz de lidar com até 5 bilhões de novos registros por dia. O documento mostra que os registros de estrangeiros e também de cidadãos americanos eram rotineiramente compartilhados com o FBI e a CIA.

No entanto, a ICREACH não parece estar ligada ao esquema de espionagem em que a NSA coletou dados sobre ligações telefônicas de milhões de americanos e que veio à tona na mídia em junho do ano passado, considerado um dos programas mais polêmicos revelados por Snowden em 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.