Os quatro pilares para ter uma boa presença on-line

0

A divulgação de uma marca na internet, essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, pode parecer fácil. Mas alguns erros comuns podem comprometer os resultados do investimento. A elaboração de uma estratégia efetiva de marketing digital exige técnica e orientação especializada. Como existem diversas tecnologias e canais no mundo on-line, nem sempre pequenos e médios empreendedores conseguem consolidar uma estratégia simples e eficiente. E quando o fazem, podem encontrar dificuldades na execução. Afinal, é preciso conhecimento e tempo para gerar conteúdo, gerenciar canais on-line, dominar as tecnologias e entender as práticas já existentes no mundo on-line.

Com o suporte de empresa especializada, esses empreendedores podem realizar um trabalho eficaz, com custo compatível com seu orçamento e que contemple os pilares básicos para garantir o sucesso das ações digitais.

Conheça esses pilares:

1. Identidade digital – É preciso criar, melhorar ou definir a identidade digital do pequeno e médio empreendedor. São características que o diferenciam dos concorrentes e devem refletir, de forma simples e objetiva, quem ele é, quais produtos e serviços oferece, onde está localizado e como o consumidor pode contatá-lo. A forma como a empresa é reconhecida na internet deve estar presente em todos os seus canais na web, como blogs, sites e redes sociais.

2. Conteúdo – A qualidade do conteúdo veiculado nos canais on-line interfere diretamente no tráfego dos perfis na web. O melhor conteúdo é o que vai ao encontro do que o consumidor está procurando. É necessário conhecer seu público e alimentar suas páginas com temas de interesse dele, apresentados com clareza e simplicidade. Serviços especializados apoiam o empreendedor local na tarefa de identificar a melhor maneira de mostrar seus produtos e serviços por meio dos diversos canais on-line, trazendo maior engajamento na internet.

3. Tráfego – A definição da melhor estratégia para gerar tráfego nos canais da empresa na web é fundamental para trazer o maior número possível de consumidores on-line interessados nos produtos e serviços ofertados. Nesse aspecto, diferentemente do marketing tradicional, onde custa muito caro aparecer para grande volume de pessoas, o marketing digital é mais acessível. Em diversos canais on-line, é possível atingir, com menor custo, consumidores diretamente interessados nos produtos e serviços oferecidos e localizados na região de atuação da empresa.

4. Mensuração – Um dos grandes benefícios do marketing digital é oferecer a possibilidade de mensurar o retorno do investimento (ROI). Há tecnologia disponível para medir os resultados de todas as ações realizadas. A ferramenta permite comprovar se a ligação por telefone foi gerada após clique no site ou outro canal da internet ou se o e-mail enviado pelo consumidor, pedindo alguma informação, originou-se de uma visita ao site, por exemplo.

Com a contratação de uma empresa especializada – por valores que podem ir de R$ 500,00 a R$ 3 mil mensais –, os pequenos e médios empresários evitam erros comuns ao usar a internet. Entre eles, apostar em ações isoladas que não contemplem os quatro pilares já mencionados, não realizar o monitoramento constante dos resultados por falta de tempo do empresário ou acreditar que domina a tecnologia envolvida, quando os conhecimentos exigidos são maiores para garantir o sucesso das ações de marketing.

Por meio da elaboração de uma estratégia completa e bem orientada, é fácil e possível para a empresa seguir um caminho bem-sucedido para ampliar sua presença no mundo digital e desfrutar dos benefícios que ele oferece ao seu negócio.

José Geraldo de Barros Coscelli, CEO da ReachLocal Brasil

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.