Publicidade
Início Blogueria Como as novas tecnologias contribuem com o trabalho dos médicos

Como as novas tecnologias contribuem com o trabalho dos médicos

0
Publicidade

A tecnologia é uma grande aliada na melhoria e na otimização da área de saúde.  A medicina vive um período de constantes mudanças e evoluções e os recursos tecnológicos cumprem um papel fundamental na gestão de hospitais, na troca de informações nos processos operacionais e no trabalho dos médicos. Doenças que eram consideradas irreversíveis, por exemplo, já podem ser tratadas graças aos avanços tecnológicos que a área tem implantado.

De acordo com a Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no Brasil, divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), 91% dos hospitais têm acesso à internet. No entanto, o uso dela ainda está restrito a rotinas operacionais básicas como cadastro de pacientes. Hospitais que utilizam da tecnologia como ferramenta de trabalho ganham não só em produtividade, mas também em distribuição de conhecimento e minimização de erros.

Muitas ferramentas já fazem parte da rotina dos profissionais da saúde. O mercado de wearables devices – ou dispositivos vestíveis – já existe há anos na forma de aparelhos para medir batimentos cardíacos, monitorar corridas, entre outras funcionalidades. Com a evolução da tecnologia, a tendência é que esses dispositivos sejam introduzidos na medicina, ajudando assim a reduzir gastos e melhorar o tratamento de pacientes, o trabalho dos médicos e a estrutura dos hospitais.

Como já citei anteriormente em outro artigo, os óculos do Google já foram utilizados durante uma cirurgia nos Estados Unidos, para retirada de um tumor e reconstrução do abdômen de um paciente. No Brasil, já foram feitas algumas cirurgias com o aparelho e estuda-se até o desenvolvimento de um aplicativo para facilitar a transmissão de cirurgias.

A tecnologia “vestível” tem avançado e se adaptado às diferentes necessidades da área. Essa é uma das principais apostas do mundo tecnológico. Segundo o relatório mHealth e Wearables 2015, publicado pela organização global de regulação do comércio de aparelhos e serviços mobile Mobile Ecosystem Forum, a adoção de aplicativos voltados para a saúde cresceu um terço a mais que no ano anterior, em todo o mundo. No Brasil, 47% dos usuários de dispositivos móveis usam aplicativos com essa finalidade.

Outros exemplos de tecnologias têm contribuído, cada vez mais, para o trabalho dos médicos. Hoje já existe, por exemplo, um chip que possibilita a avaliação da pressão intracraniana do paciente, sem necessidades de corte na cabeça. A ideia é que a tecnologia seja utilizada no Sistema Público de Saúde (SUS), em ambulâncias. Assim, a equipe de atendimento poderá colher as primeiras informações sobre a vítima dentro do veículo para adiantar e facilitar o trabalho realizado no hospital.

Na sala de cirurgia, outro avanço: um telão equipado com uma nova tecnologia permite que os médicos controlem os comandos de painéis apenas com gestos das mãos. Dessa forma, é possível checar toda a grade cirúrgica e as informações do paciente, sem sair da mesa de cirurgia.

A telemedicina, que coloca duas equipes médicas em contato, também cresce cada dia mais. Através de softwares específicos, médicos emergencistas e especialistas discutem procedimentos e exames, indicam medicação e cirurgias e até fecham diagnóstico de morte encefálica. A tecnologia permite até avaliações clínicas corriqueiras, como a ausculta cardíaca, pois as batidas do coração podem ser “compartilhadas” pela rede. E tudo pode ser visualizado no tablet ou smartphone.

Outra tecnologia que também é uma grande aposta para a medicina são os beacons –aparelhos de proximidade que emitem informações, por meio da tecnologia bluetooth, diretamente aos smartphones cadastrados. O produto pode ser fixado nos leitos hospitalares e dessa forma permitir, de uma maneira simples e eficaz, acesso aos prontuários médicos por meio de aplicativos, que são instalados nos celulares e tablets e que, por sua vez, se comunicam com o sensor. Com isso, os médicos e enfermeiros podem evitar erros e otimizar as ações de comunicação. Os enfermeiros, por exemplo, terão mais facilidade ao saber quais leitos já foram visitados pelo médico e quais  medicamentos precisam ser aplicados em determinado paciente.

Para finalizar, não poderia deixar de citar como a tecnologia pode ajudar e facilitar a rastreabilidade de medicamentos, desde a produção até o seu destino final. O assunto é extremamente importante, já que no ano que vem passa a valer a regulamentação da Anvisa, que prevê o rastreamento dos medicamentos por meio eletrônico, de forma a permitir a consulta ao histórico, aplicação e localização de toda unidade de medicamento produzido, dispensado ou vendido no território nacional. A rastreabilidade de produtos é hoje um elemento básico das empresas para planos de segurança e de gestão da qualidade de organização. No caso dos medicamentos é ainda mais importante, já que as más condições de armazenamento, atrasos na entrega ou extravio dos produtos podem provocar grandes problemas e perdas às empresas.

É quase impossível pensar hoje em avanços no meio médico sem avanço na tecnologia. Neste contexto, sabe-se que a comunidade científica não vai, nem pode, parar de desenvolver novas tecnologias para se viver mais e melhor.

João Moretti, head de Marketing da MC1.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile