Como o novo Windows 10 da Microsoft pretende mudar a experiência do usuário

0

Lançado no Brasil recentemente, o novo Windows 10 da Microsoft promete surpreender seus usuários. A boa perspectiva vem de um histórico de altos e baixos com os sistemas operacionais da empresa. Enquanto o Windows XP foi bem aceito, o mesmo não se pode dizer do Windows Vista, que não agradou muito. Já o Windows 7 foi melhor que a versão 8, obrigando a empresa a mudar a plataforma no modelo 8.1. Agora, com o Windows 10, a empresa quer agradar os clientes das três versões anteriores 7, 8 e 8.1 com a atualização gratuita válida por um ano.

Para o update gratuito, será necessário fazer uma reserva pelo aplicativo Get Windows 10, disponível na loja de aplicativos Microsoft. A novidade é que será possível fazer atualização sem custo em todos os dispositivos utilizados pelo usuário, como computadores, notebooks, tablets e smartphones. Depois que o usuário fizer a atualização, o sistema operacional continuará recebendo novos recursos e funcionalidades assim que eles estiverem prontos e sem custo adicional. No caso dos smartphones, isto ocorrerá até o final do ciclo de vida dos aparelhos.

Um detalhe importante: é preciso lembrar é que, embora a Microsoft tenha confirmado que o upgrade para Windows 10 será gratuito no primeiro ano após o lançamento, informações como preços e edições do sistema operacional não foram divulgadas. O objetivo, segundo a Microsoft, é criar uma experiência mais pessoal por meio de diferentes dispositivos com o Windows 10.

O grande diferencial do sistema é que ele poderá ser integrado com o Xbox One, com os óculos de realidade aumentada, dispositivos vestíveis e até a tão famosa internet das coisas. A Microsoft diz, ainda, que ela atenderá a um conjunto diversificado de aparelhos como caixas eletrônicos e máquinas de ultrassom, por exemplo.

A evolução do Windows 10 também se dá pelo bom desempenho e por ser mais leve que os sistemas anteriores e pelo fim da dualidade entre o Painel de Controle e o aplicativo de Configurações do Computador. As novas configurações unem o melhor dos dois mundos: é limpo como a interface moderna e traz a organização clássica do Painel de Controle.

Não é possível afirmar se essa nova versão do sistema Windows vai agradar o público, nem se a decisão de pular do 8.1 direto para o 10 segue o histórico de altos e baixos mencionados acima com as outras versões. O importante em toda essa questão de aplicabilidade do novo sistema vai integrar o uso das estações de trabalho e os dispositivos móveis. Ou seja, a tradicional junção tela + teclado + mouse, para quem precisa produzir de forma mais rápida e eficiente para o trabalho e, ao mesmo tempo, a integração com celulares e tablets para chat com amigos, redes sociais, games compras etc.

Assim, o Windows 10 tenta agradar aqueles usuários mais conservadores e amantes dos computadores tradicionais quanto os mais exigentes e dinâmicos, com uso de dispositivos móveis e conectados nas redes. A novidade foi lançada, resta agora saber qual será o retorno. Se você já é usuário das versões mais recentes da Microsoft, faça o update de seu sistema, avalie e tenha também as suas conclusões.

João Oliveira, presidente da empresa DBMaster, sediada em Pinhais –  PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.