Governo de SP negocia com teles para oferecer acesso aos serviços do Poupatempo por meio de smartphones

0

O governo de São Paulo está negociando com as principais operadoras de telefonia — Vivo, Claro, TIM e Oi — um contrato para oferecer acesso aos serviços do Poupatempo por meio de dispositivos móveis, com a conta do uso de dados paga pelo governo.

A iniciativa faz parte do Poupatempo de 2ª Geração, que agrega atendimento eletrônico como o SP Serviços, aplicativo que já permite ao cidadão agendar pelo celular um atendimento no Poupatempo. O SP Serviços tem mais de 20 aplicativos de diversas áreas do governo.

Com o acordo, ainda em negociação, o usuário não terá custos para fazer consultas ou agendamento no Popupatempo a partir do seu smartphone, mesmo que não esteja usando uma rede Wi-Fi aberta.

Quando usar um dispositivo móvel para agendar um serviço presencial no Poupatempo, receberá informações sobre a documentação necessária para tirar a primeira via ou renovar seu RG ou CNH, por exemplo, a operadora vai identificar que se trata de um serviço do governo e o usuário não será tarifado.

Para isso, a Coordenadoria de TI da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão está negociando com as operadoras uma tarifa para a cobrança reversa e a Secretaria Jurídica do governo está elaborando um modelo de contrato por adesão. "As operadoras interessadas aderem ao modelo, a um preço fixo, mais baixo do que o praticado no mercado para o uso de dados", explica Aldo Garda, coordenador de TI da Subsecretaria.

O Poupatempo 2ª Geração prevê a oferta de serviços eletrônicos, tanto por meio da internet como de smartphones — esses aparelhos já representam mais de 50% dos celulares com capacidade para 3G no país e dispõem de soluções para o acesso à internet por uma rede WiFi aberta. "Queremos atingir todos os públicos e o smartphone é um meio para isso", comenta Garda.

Ele destaca como outra vantagem a economia de custos para o governo em relação ao atual teleatendimento pelo serviço Disque Poupatempo. Hoje a média de atendimentos pelo sistema é de 265 mil ligações por mês. Cada ligação dura em média 7 minutos, gerando um custo alto de telefonia para o governo.

Com o uso de dados, o usuário poderá agendar o serviço no Poupatempo e receber a relação de documentos em seu e-mail. Também receberá uma mensagem, um dia antes da data agendada, lembrando o compromisso e a documentação necessária.

Serviços de voz

Outra inovação do Poupatempo 2ª Geração é a opção de serviços por comando de voz no atendimento eletrônico. A coordenaria de TI avalia se o serviço será prestado por meio de uma unidade de resposta audível (URA) ou por reconhecimento de voz. "Queremos reduzir custos sem deteriorar o serviço ao cidadão", diz Garda.

Paralelamente, está em desenvolvimento um toten (que funcionará nos moldes de um caixa eletrônico bancário). No equipamento, que será instalado em órgãos como Metrô, CPTM e postos de saúde, o cidadão poderá realizar alguns dos serviços oferecidos pelo Poupatempo sem a necessidade de se deslocar até um posto.

"A meta do governo com essas inciativas é reduzir, em dois anos, o volume de atendimento presencial nos postos", informa Garda. Hoje, as 66 unidades do Poupatempo em funcionamento na Capital e em cidades do interior do Estado, atendem mensalmente uma média de 3,7 milhões de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.