Publicidade
Início Blogueria Tecnologia da Informação faz contraponto à crise

Tecnologia da Informação faz contraponto à crise

1
Publicidade

Como fantasmas que rondam a economia, as crises econômicas são cíclicas. Países desenvolvidos e em desenvolvimento invariavelmente passam por elas, em maior ou menor grau. O que diferencia os primeiros dos últimos é a presença de estruturas econômicas sólidas, que permitem a busca de soluções mesmo em tempos difíceis.

O fortalecimento do mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) – com investimento em infraestrutura, pesquisa e capital humano– é um caminho importante para tornar o país menos vulnerável ao clima de incerteza da economia mundial. Com grande peso na economia brasileira e paulista, o setor é um dos que mais atraem investimento estrangeiro e geram empregos e inovação para todo o tecido produtivo.

Essa é uma das razões que explica porque São Paulo continua atraindo investidores mesmo diante do cenário de retração econômica nacional. Com vistas a se destacarem da concorrência em momentos de crescimento e de crise, essas empresas desejam abrir indústrias, negócios e desenvolver parcerias no Estado. Trata-se de uma estratégia mais visionária, atenta às dificuldades do presente, mas consciente que os melhores frutos costumam ser colhidos no longo prazo.

Somente neste ano, a equipe da Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, já anunciou a concretização de 20 projetos. São aportes no mercado de TIC e em diversos outros segmentos da economia que, juntos, geraram mais de R$ 6,9 bilhões em investimentos e mais de 7,5 mil empregos diretos até a primeira quinzena de agosto.

Fundamental para o desenvolvimento econômico do País, o setor de TIC movimentou R$ 441 bilhões e representou 8,8% do PIB nacional em 2013. A previsão é de que, até 2022, sua participação na economia brasileira seja de mais de 10%, aumentando sua relevância para o País.

Em São Paulo, TIC é um setor prioritário, sendo o Estado o principal centro dos investimentos dessa indústria no Brasil. A grandeza do mercado reflete-se na quantidade de pessoas que emprega. Entre os anos de 2003 e 2013, foram gerados 40.828 empregos na área de TIC no Estado. Esse foi o setor no qual o investimento estrangeiro mais gerou novos empregos no período.

A preferência do investidor estrangeiro por São Paulo é evidente em vários indicadores. Mais de 70% do capital estrangeiro investido em TIC no Brasil é aplicado no Estado. Além disso, 16 das 23 multinacionais do setor instaladas no País tem como sede principal São Paulo.

A economia diversificada, a concentração de sedes empresariais, a oferta de mão de obra qualificada e a força dos setores industriais, de serviços e agronegócio são alguns dos fatores que qualificam o Estado como o centro de TIC do Brasil.

É em São Paulo que estão os principais polos tecnológicos da América Latina, tais como Campinas, Jundiaí e São José dos Campos. São cidades que apresentam alta concentração de talentos e excelentes oportunidades de negócio com setores sinérgicos da economia.

Já Araraquara, Ribeirão Preto, São Carlos, Sorocaba e Taubaté têm despontado como novos centros tecnológicos. Nos últimos anos, apresentaram um rápido crescimento econômico do setor e implementaram medidas para fomentar novos negócios em seus territórios.

A capital paulista concentra os centros operacionais das maiores multinacionais de TIC. A região metropolitana da cidade compete diretamente com Nova Iorque, Londres e Bangalore, que são referências na captação de investimentos nessa área no mundo.

Esse rico ambiente de negócios, aliado à atuação das universidades estaduais, parques tecnológicos, incubadoras e demais instituições de fomento à educação e formação profissional, favorece o desenvolvimento de um amplo sistema onde proliferam empresas de tecnologia, consultorias e startups.

É um ecossistema complexo, que favorece a criação de novos modelos de negócios intensivos em conhecimento e o aumento da produtividade das empresas. Em última instância, fortalece o País frente às vicissitudes econômicas nacionais e internacionais.

Mais cedo ou mais tarde, o Brasil retomará sua escalada de crescimento. Os estados que priorizarem o setor de TIC terão mais condições de liderar o desenvolvimento econômico nacional. E São Paulo já está um passo a frente nesse aspecto.

Juan Quirós, presidente da Investe São Paulo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile