Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elege novo presidente

0

As empresas associadas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) elegeram, na manhã desta quinta-feira, 25,  Leonardo Palhares, sócio do Almeida Advogados, como seu novo presidente. Ele substitui o também advogado Ludovino Lopes, que ocupou o cargo por cinco anos. Flávio Jansen, CEO da Locaweb, assume a posição de vice-presidente de Estratégia, enquanto Marcelo Coelho, diretor do Mercado Pago, permanece como vice-presidente de Finanças e Controle. Os três foram eleitos em chapa única, juntamente com os 36 integrantes do Conselho Consultivo da camara-e.net, todos representando empresas ícones da economia digital.

Desde 2009 no Conselho Consultivo da camara-e.net, Leonardo Palhares atuou também como vice-presidente de Estratégia da entidade na gestão Ludovino Lopes e participou ativamente, por meio do Comitê Jurídico, da formulação do texto do Marco Civil da Internet, entre outras batalhas na promoção e defesa da economia digital.

Como presidente, Palhares terá a tarefa de continuar o trabalho que a camara-e.net vem desenvolvendo desde a sua fundação, com foco na inovação e na adequação de suas ações à rápida evolução do setor, às novas tecnologias e ao momento econômico do país.

"Nesses 20 anos de comércio eletrônico, o setor vem crescendo anualmente em índices sempre superiores a 15%, representando uma economia que já supera os 100 bilhões de reais. Agora, nesse ambiente econômico restritivo que o país enfrenta, a entidade tem o desafio redobrado de contribuir para o resgate dos patamares históricos de crescimento do setor", comenta o novo presidente.

Segundo Palhares, a entidade pretende ajudar a manter o crescimento de novas tecnologias digitais, reforçando a capacitação de startups, micros, pequenas e médias empresas. São igualmente metas da nova gestão reforçar o estímulo à geração de empregos e buscar a atuação conjunta com as várias esferas do governo e demais atores responsáveis pelo impulso ao setor.

Ele cita como exemplo iniciativas bem sucedidas da camara-e.net que prosseguirão, como o Ciclo MPE.net, um projeto pioneiro que capacita gratuitamente empreendedores de todo o Brasil para atuar no e-commerce, e o Movimento e-MPE, que difunde conhecimento estratégico para que os pequenos negócios se mantenham no mercado. Palhares ressalta ainda que a entidade continuará a manter atenção constante aos novos mercados e a trabalhar em conjunto com os legisladores para auxiliar na manutenção de um ambiente regulatório que permita o crescimento e não inviabilize a geração de empregos e divisas.

"O comércio eletrônico é hoje fonte de renda importante para as famílias e responsável pela geração de mais de 400 mil empregos diretos e indiretos. Acredito que com a retomada do crescimento do PIB a partir de 2017, a uma taxa média conservadora de 2% ao ano, assistiremos, no fim da década, o comércio eletrônico praticamente dobrar de tamanho, atingindo R$ 180 bilhões."

De acordo com o novo presidente, outra iniciativa na qual a entidade pretende se debruçar é o mapeamento estatístico do comércio eletrônico. "Ter uma visibilidade das interações e impactos multidisciplinares do setor é essencial para a tomada das decisões políticas e estratégicas nesse macrossegmento da economia digital", afirma Palhares.

"A camara-e.net pretende colaborar nessa nova fase de crescimento do setor com ações para a democratização e expansão do uso da internet comercial no Brasil, trabalhando por uma internet acessível a todos, mais barata e segura, que resultará em geração de emprego, renda e prosperidade", conclui.

Conheça o novo Conselho Administrativo da camara-e.net

. Leonardo Palhares, Presidente – Sócio do Almeida Advogados, mestre em Direito pela Universidade de Paris 1 – Panthéon Sorbonne. É conselheiro da Federação Interamericana de Advogados e vice-presidente do seu Comitê de Infraestrutura e Tecnologia, além de ser professor de direito da Fundação Dom Cabral, considerada uma das dez melhores instituições de ensino executivo no mundo.

. Flavio Jansen, VP de Estratégia – Engenheiro elétrico formado pela PUC RJ, Jansen é CEO da Locaweb. Ele integrou o time da BBS Mandic, primeiro provedor de internet do país, onde ficou até 1999, quando assumiu o cargo de CIO do Submarino.com. Em 2002, ele assumiu a presidência da empresa e conduziu sua fusão com a Americanas.com e a criação da B2W, gigante do comércio eletrônico. Em 2009 passou a atuar como conselheiro em várias empresas e em 2013 assumiu o cargo de CEO na Locaweb.

. Marcelo Coelho, VP de Finanças e Controle – Vice-Presidente do Mercado Pago no Brasil, responde pelas operações da plataforma de pagamentos no País desde janeiro de 2007. Engenheiro Eletrônico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Marcelo tem MBA em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Mestrado em Economia pelo INSPER   (Instituto de Ensino e Pesquisa). Atuou em empresas como Grupo Credicard, onde desenvolveu projetos de produtos e serviços de meios de pagamento eletrônico, entre outras atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.