Publicidade
Início Comunicações Mobile Facebook vai flexibilizar regras de privacidade do WhatsApp para monetizar o aplicativo

Facebook vai flexibilizar regras de privacidade do WhatsApp para monetizar o aplicativo

0
Publicidade

O Facebook está preparando o terreno para monetizar WhatsApp por meio da flexibilização das regras de privacidade para que os dados mais de seus mais de 1 bilhão de usuários possam ser usados pelo Facebook para incrementar a publicidade móvel. Este o primeiro passo da rede social para monetizar o serviço, desde que o CEO Mark Zuckerberg pagou US$ 22 bilhões pelo seu aplicativo de mensagens em 2014.

O WhatsApp anunciou a mudança nos termos de sua política de serviço nesta quinta-feira, 25. Entre as modificações está a permissão para que empresas se comuniquem com os usuários, incluindo lembretes de compromissos, notificações de entrega e de envio e ações de marketing. Em um post em seu blog oficial, o WhatsApp disse que vai estar testando os recursos ao longo dos próximos meses.

Segundo analistas, a mudança na política de privacidade pode ajudar o WhatsApp a gerar mais receita, mas também pode irritar os usuários com forte posicionamento sobre privacidade. Quando o aplicativo foi adquirido pelo Facebook em 2014, o cofundador Jan Koum prometeu o serviço não iria alterar a forma como lida com os dados do usuário. Agora, o WhatsApp diz que vai começar a compartilhar mais informações sobre os seus “clientes” com a “família Facebook.” Os dados, incluindo número de telefone de uma pessoa, poderão ser usados para melhorar a visualização de anúncios quando o usuário visitar o Facebook ou o Instagram.

Facebook adquiriu o WhatsApp por US$ 19 bilhões em 2014, mas o preço do negócio final subiu para US$ 22 bilhões por causa do aumento no preço das ações do app de mensagens. Os investidores têm demonstrado ansiedade para que Zuckerberg adote medidas para que o negócio gere receitas. Vários serviços de mensagens na Ásia, mais notavelmente o WeChat na China, abriram com sucesso suas plataformas para que as empresas possam interagir com os usuários. É uma estratégia que Facebook também adotou com o aplicativo de comunicação Messenger.

Em seu post, WhatsApp também reiterou o compromisso com a criptografia, assegurando que nenhum usuário é capaz de ver o que os demais estão dizendo um ao outro. A política de privacidade tem colocado a empresa em desacordo com autoridades nos EUA e na Europa, que querem ter a possibilidade de interceptar a comunicação de potenciais terroristas. Com agências de notícias internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile