Os três erros mais comuns das empresas na hora de escolher um firewall

1

Essencial para proteger o ambiente de TI das empresas, a adoção de um firewall é, há tempos, um dos primeiros pontos de qualquer estratégia ou checklist de segurança. Mas, com as ameaças mudando e evoluindo diariamente, manter um firewall tradicional já não é sempre o suficiente. Não por acaso, hoje, existem dezenas de opções e formatos disponíveis no mercado, oferecendo inúmeras oportunidades para os líderes de tecnologia e negócios.

Neste cenário, a dúvida que surge é a seguinte: entre tantas opções, como escolher o firewall certo para uma organização? Como mudar de uma solução para outra? Além disso, quais são os erros que uma companhia não pode cometer na hora de definir a ferramenta a ser utilizada em sua rotina?

Para sua companhia responder essas perguntas com sucesso, listamos os três principais erros relacionados à escolha de um firewall e como sua equipe pode evitar cada um deles. Confira:

#1. Comprar um firewall sem dimensionar corretamente a rede – Antes de definir qual é o melhor firewall para sua empresa, é imprescindível dimensionar corretamente quais especificações e recursos serão necessários para atendê-la. É importante conhecer bem a operação, respondendo perguntas como: quantos dispositivos existem em sua rede? Quantos usuários sua companhia tem? Qual é a taxa de transferência (throughput) necessária para atender a todas as demandas?

Outro passo é analisar os requisitos de performance, ou seja, quais funcionalidades são essenciais para o seu negócio. Hoje, é possível contar com funções para prevenção contra intrusos, controle de conteúdo, proteção avançada contra ameaças, multilink etc. São dezenas de opções. Por isso, conhecer as ferramentas e analisar o que, de fato, cada uma pode agregar à operação no dia a dia é fundamental.

#2. Adotar produtos sem suporte – Um dos grandes erros que os líderes ainda cometem é escolher um firewall sem a certeza de que haverá apoio para uma experiência de qualidade. Como é impossível garantir que sua empresa não terá de enfrentar desafios pelo caminho, a melhor opção é sempre buscar soluções de fabricantes que, em caso de algum problema, ofereçam recursos adequados para ajudar sua companhia a resolver qualquer problema.

Em tempos que exigem respostas dinâmicas e adequadas, os líderes devem procurar em seu novo firewall a facilidade de uso e uma experiência simples. Por exemplo: seu firewall tem suporte técnico disponível em língua nativa? Esse é um ponto muito importante, pois as dúvidas e demandas serão compreendidas e resolvidas com mais rapidez, do que caso você precise falar com equipes em outros países, que não entendem o seu contexto.

Vale dizer que o atendimento é só uma parte dessa experiência. Também é fundamental pesquisar a documentação do produto. Existem manuais, guias e outros recursos atualizados para ajudar a resolver problemas com mais rapidez e autonomia? Vídeos tutoriais? Estes são fatores que podem agilizar a adoção de uma ferramenta e, mais importante, podem ser fundamentais para permitir que as empresas extraiam real valor dos produtos.

Outro aspecto que facilita a experiência com o produto é ter uma interface mais intuitiva e que torne fácil o processo de criação de regras para o gerenciamento dos tráfegos de dados. Com isso, mesmo a equipe mais madura, acostumada a administrar políticas a partir de códigos, ganhará tempo para gerenciar outros aspectos da rede.

#3. Adotar um firewall que não é escalável – Mesmo que você tenha dimensionado corretamente a real necessidade de sua rede e escolhido o produto de acordo com a performance que atende aos requisitos, o cenário do ambiente pode mudar – a empresa cresce, o número de funcionários aumenta, o número de dispositivos muda etc. Por isso, o firewall precisa ser capaz de acompanhar essas mudanças e garantir máximo desempenho, mesmo nas novas condições.

Isso quer dizer que se o produto adotado não é escalável, ou seja, não permite aumentar ou readequar os recursos para ganhar melhor desempenho, sua operação provavelmente terá problemas. A escalabilidade pode ser alcançada de diversas maneiras, como, por exemplo, a partir da otimização de infraestrutura por meio de appliances virtuais; com a habilitação de alta disponibilidade e balanceamento de carga; ou com a adoção de ofertas de um firewall baseado em Nuvem.

Para todos esses pontos, ter um planejamento robusto e checar continuamente as necessidades de seu negócio são ações fundamentais. Mas há uma recomendação que é unânime para todas as dúvidas e fases de implementação: para garantir a aderência de uma solução à operação de sua empresa, é sempre importante testar o produto. Afinal, como você vai descobrir se é vantajoso trocar de firewall sem antes vê-lo funcionando?

Além de responder diversas perguntas que sua equipe terá no processo de instalação e ajuste, realizar um teste prático vai mostrar as vantagens de uma solução em comparação com outros produtos. Somente assim sua empresa saberá qual é a opção que tem melhor desempenho, tem melhor custo-benefício, tem suporte mais confiável etc.

Avaliar detalhadamente as opções e como cada solução se integra à sua companhia é o que de fato ajudará a manter seus dados, conexões e redes seguros. É preciso aproveitar as inovações que estão surgindo, melhorando de verdade os negócios. As ferramentas estão disponíveis e, agora, é a vez dos líderes buscarem os caminhos certos para reforçar a segurança e a eficiência de suas estratégias de transformação digital.

Marcel Mathias, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da BLOCKBIT.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.