Por que a fraude sintética é atrativa para os golpistas?

0

A criação de novos perfis no Facebook, Twitter, Instagram e outras Redes Sociais a partir de identidades sintéticas ou bots (programas de computador que imitam o comportamento humano), a fim de aumentar o número de seguidores de uma conta, tornou-se agora um problema sério que dia a dia se torna mais preocupante, já que esses tipos de perfis, que podem parecer comuns, também são usados ??para cometer fraudes.

Para a constituição de uma identidade fraudulenta é suficiente fazer uma combinação de dados reais com alguma informação falsa, que pode ser o nome ou data de nascimento de alguma pessoa, para criar associações diferentes com um número de usuário. Mas, quando usados ??para fins criminosos, seus criadores podem obter vários documentos e autenticações, como passaportes e cartões de crédito.

Na ausência de pessoas reais que fazem uma reivindicação, a tática se torna ideal para os golpistas, que, apesar de passarem mais tempo na criação de uma identificação, obtêm maiores recompensas.

Assim, a fraude através de uma identidade sintética tornou-se cada vez mais comum, pois os golpistas apenas simplificam os dados de outras pessoas de três maneiras diferentes:

  1. Combinando o CPF legítimo com um nome falso;
  2. Usando um CPF inativo e associando-o com um nome real de alguém, que ainda não possui um registro de rede social para usar;
  3. Criando do zero um nome e um CPF.

O fácil acesso aos dados usados por fraudadores aumentou a quantidade de fraudes sintéticas. De acordo com a Javelin Strategy & Research, estimou-se que a fraude através de novas contas cresceria 44% entre 2014 e 2018, alcançando perdas anuais de US$ 5 bilhões a US$ 8 bilhões projetadas.

Até o momento, o Emailage analisou mais de 164 bilhões de transações e evitou perdas de fraude de US $ 2,8 bilhões para seus clientes globais. A Emailage possui uma rede de inteligência global que permite que a equipe científica de decisões de fraudes da Emailage fique à frente das tendências em evolução e proteja seus clientes.

O crescimento da fraude de identidade sintética mostra muito poucos sinais de diminuição. Pelo contrário, o fácil acesso aos dados que os fraudadores usam para criar identidades sintéticas continuará apresentando a fraude como uma opção muito atraente para os criminosos. Este problema requer uma abordagem mais sofisticada por parte de organizações de todos os setores para alcançar a previsão e a avaliação de riscos, bem como para sua correta prevenção.

Luciana Lello de Castro, gerente geral da Emailage para a América do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.