Radar FintechLab detecta surgimento de 270 novas fintechs em um ano no Brasil

0

O volume total de fintechs e iniciativas de eficiência financeira em atuação no Brasil saltou de 604 em junho de 2019 para 771 em agosto deste ano. A evolução representa um crescimento de quase 28% de acordo com a 9ª edição do Radar Fintechlab, o mais tradicional e a maior referência na observação do desenvolvimento deste ecossistema no país.

O cofundador do FintechLab, Fábio Gonsalez, chama a atenção para o elevado número de novas iniciativas presentes nesta edição. Das 771 empresas presentes, 270 delas, ou seja; cerca de 35%, não constavam na versão anterior do relatório. "É um forte indício de que são startups que possuem menos de um ano de existência. Isso comprova mais uma vez que o ecossistema continua encontrando oportunidades para melhorar serviços e criar soluções novas muito fortemente influenciadas pelos avanços regulatórios como o Open Banking e o PIX, por exemplo", diz.

A análise individual sobre o desempenho das diversas modalidades mostra que o setor de pagamentos manteve sua posição como principal motor do crescimento do ecossistema fintech brasileiro. O segmento reúne agora 190 empresas contra as 151 da versão anterior, o que representa um aumento de 26% em quantidade de representantes.

As iniciativas dedicadas à gestão financeira passaram a ocupar a segunda posição no ranking, com 122 marcas, ultrapassando as startups especializadas em empréstimos (114), tradicionais detentoras desta classificação.

O também cofundador do FintechLab, Marcelo Bradaschia, comenta que o significativo volume de novas fintechs detectadas pode estar sinalizando a consolidação de uma segunda onda de startups financeiras surgindo já buscando uma adaptação ao novo ambiente de negócios que está prestes a ser iniciado.

"Ao estabelecer o Open Banking as autoridades reguladoras empoderam ainda mais o consumidor que se torna proprietário absoluto dos seus dados. Por outro lado, se criam oportunidades de ampliação da colaboração entre instituições financeiras tradicionais e fintechs enquanto os pagamentos instantâneos popularizam ainda mais as soluções tecnológicas como facilitadoras das vidas das pessoas. Todo este ambiente permite construir modelos nunca utilizados e representa oportunidades que certamente produzirá cada vez mais fintechs para aproveitá-las", afirma.

Critérios do estudo

O montante total de 771 compreende a soma de fintechs propriamente ditas e plataformas dedicadas à eficiência financeira. O trabalho considera como fintechs as empresas ou iniciativas que trazem novas abordagens e modelos de negócios em serviços financeiros e são escaláveis principalmente através de tecnologia. Já as iniciativas classificadas como de eficiência financeira são organizações que atuam por meio de bureaus de informações, soluções de prevenção à fraude, biometria, blockchain, analytics, além de outras tecnologias e serviços que apoiam e trazem maior agilidade e praticidade ao mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.