Apesar da alta orientação a dados, só 28% das empresas conseguem tratar informações adequadamente, diz estudo

0

Como as empresas têm lidado com a avalanche de dados gerada pela aceleração na transformação digital dos negócios e da sociedade? Para responder a essa questão, a Dell Technologies encomendou um estudo global, conduzido pela Forrester Consulting, batizado de Data Paradox (Paradoxo dos Dados). Os resultados do levantamento apontam que a explosão no volume, velocidade e variedade de dados gerados, em vez de oferecer uma vantagem competitiva, tem criado um desafio para as organizações, por conta de uma combinação de barreiras: falta de conhecimento e ferramentas adequadas, dificuldade de integração (silos) e riscos associados à privacidade e segurança.

O estudo Data Paradox foi gerado a partir de uma pesquisa com mais de 4 mil diretores e tomadores de decisão em empresas de 45 países, incluindo do Brasil, realizada em maio de 2021. E os resultados apontam que, no mercado brasileiro, 73% dos executivos acreditam que os dados são essenciais para o negócio, mas apenas 28% conseguem tratar esses dados de forma adequada e transformá-los em informações relevantes para o negócio. E 43% apontam que a pandemia ampliou significativamente a quantidade de dados que precisam ser coletados, armazenados e analisados pelas organizações.

O levantamento separou as empresas em quatro grandes grupos, de acordo com o estágio de maturidade na gestão de dados sob o ponto de vista de tecnologias/processos e cultura/conhecimento:

  • Novatas de Dados – que inclui aquelas que estão sobrecarregadas com o volume e a variedade de dados e precisam da otimização dos conhecimentos e infraestrutura para lidar com eles
  • Técnicas de Dados – que envolve aquelas que estão prontas para transformar dados em insights, usando multi-cloud e modelo de serviço para processar dados na ponta, mas precisam otimizar os conhecimentos e a cultura para gestão de dados
  • Entusiastas de Dados – que já investem em conhecimentos e cultura focados em dados, mas precisam melhorar a infraestrutura e os processos
  • Campeãs de Dados – tem capacidade de transformar os dados em insights para o negócio usando multi-cloud e modelo de serviço para processar dados na ponta, e investem em conhecimentos e cultura focados em dados

No Brasil, 23% das empresas entrevistadas foram classificadas como Campeãs de Dados – o número é quase o dobro da média mundial, de 12% –, mas a maioria (47%) ainda se encontra na fase de Novatas de Dados, 18% se posicionam como Entusiastas e 12% como Técnicas.

Entre os paradoxos mapeados, o estudo mostra que, enquanto 76% das empresas no Brasil dizem que estão coletando dados em uma velocidade mais rápida do que conseguem analisá-los e utilizá-los, 74% dizem que, constantemente, precisam de mais dados do que aqueles disponíveis. O que pode ser o resultado de:

  • Mais da metade (58%) das empresas no país afirma que armazenam uma quantidade significativa de dados nos data centers próprios e não processam os dados na borda (edge)
  • Para 38% das companhias os dados estão divididos em silos e não estão integrados em um mesmo ambiente
  • A maioria das organizações no país (71%) ressalta que a diretoria da organização não apoia de forma ostensiva o uso estratégico da análise de dados

Essa combinação da falta de ferramentas, processos e cultura faz com que a explosão de dados dificulte mais o trabalho das equipes em vez de facilitar. No Brasil, 63% dos respondentes do estudo reclamam que têm um grande volume de dados que não atendem aos requisitos de segurança e conformidade e 59% consideram que suas equipes estão sobrecarregadas com os dados de que dispõem.

"Em um cenário de transformação digital acelerada e no qual os dados passam a ser cada vez mais estratégicos para a tomada de decisão e para inovação, esse estudo mostra que as empresas – e seus líderes – precisam olhar com mais cuidado para essa questão, se quiserem ser competitivas no longo prazo e evitar problemas associadas à segurança e conformidade", afirma Diego Puerta, líder da Dell Technologies Brasil. "E o caminho para melhorar isso passa, necessariamente, por investimentos adequados em tecnologia, processos e conhecimento combinados com uma mudança de cultura das organizações, na qual essa visão orientada a dados deve permear toda a companhia", complementa.

O paradoxo do "ver sem fazer"

Nos últimos 18 meses, o setor de soluções e serviços on-demand teve um crescimento exponencial. No entanto, o número de empresas que mudaram a maioria de suas aplicações e a infraestrutura para um modelo como serviço nesse período ainda é pequeno: só 20% no Brasil.

Apesar disso, a maioria das empresas enxerga que a infraestrutura de TI e aplicações sob demanda podem trazer benefícios concretos para o negócio:

  • 65% das empresas no Brasil acreditam que esse ambiente on demand permite escalar para atender as demandas dos clientes
  • 68% acreditam que o modelo permite às empresas serem mais ágeis
  • 66% acham que o on demand garante o provisionamento de aplicações de forma mais rápida e simples
  • 80% dizem que o modelo on demand ajudaria a solucionar as dificuldades que a empresa está enfrentando com parte ou todas das seguintes barreiras associadas a capturar, analisar e atuar sobre os dados: alto custo de armazenamento; um data warehouse que não é otimizado; uma infraestrutura de TI ultrapassada; e processos que são muito manuais

Esperança no Horizonte

O estudo mostra um ambiente promissor. Apesar dos desafios atuais, boa parte das empresas consultadas têm planos para melhorar o tratamento de dados. No Brasil, 76% pretendem implementar o aprendizado de máquina para automatizar a detecção de anomalias de dados; 59% planejam mudar para um modelo de dado como serviço e 65% pretendem rearquitetar seus ambientes para melhorar o processamento e uso de dados nos próximos um a três anos.

"O caminho para que as empresas transformem essa avalanche de dados em uma vantagem competitiva para o negócio passa, necessariamente, pela modernização da infraestrutura de TI, por meio de uma arquitetura que permita capturar, analisar e utilizar os dados na ponta, a partir de um ambiente multi-cloud", aconselha Puerta, acrescentando: "A mudança passa também pela otimização do fluxo de dados, para que eles possam fluir de forma mais livre e segura, enquanto são amplificados por tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning (Aprendizado de Máquina). E, por fim, depende da criação de soluções que, a partir da inteligência de dados, tragam uma experiência cada vez mais surpreendente e personalizada para os clientes."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.