Startup de tecnologia reposiciona marca para focar em sua consolidação dentro do mercado nacional

1

Post content – "A RPAIdea já é parte importante na otimização de processos de várias empresas do Brasil e da América Latina. Por isso, queremos ir mais longe. Queremos ser global. Mas, para conseguirmos, precisamos antes consolidar a nossa nova marca, e focar na globalização a partir dela. Com esse objetivo agora somos RobotEasy", Assim se posicionou Emanuele Bergui, CEO Agapys, sobre o novo posicionamento da marca da empresa que busca fortalecer sua marca para atuar no mercado exterior futuramente.

A plataforma da RPAIdea, empresa do portfólio Agapys, foi criada para automatizar tarefas manuais e repetitivas, permitindo aos agentes humanos a utilização de tempo e recurso em análises e tomadas de decisão. Já possuindo uma estrutura muito sofisticada e intuitiva para configurar os robôs, capturar e executar atividades humanas de maneira inteligente, sem programação ou códigos.

Inicialmente, a empresa focava em desenvolver soluções com base em demandas regionais. Mas, com o passar do tempo o potencial da ferramenta foi ficando cada vez mais evidente e reconhecido por grandes clientes e parceiros. Por isso, a startup decidiu que era hora de uma nova fase. Com uma equipe formada por profissionais experientes na área de desenvolvimento de tecnologia, inteligência artificial e machine learning, o caminho para a globalização começou a ser desenhado.

Desse modo, como parte dessa estratégia, era necessário que o novo nome conseguisse ser reproduzido facilmente tanto em português, quanto em inglês, resultando na escolha da nova marca como "RobotEasy", devido ao trocadilho linguístico "robotize" que pode ser utilizado facilmente pelos falantes da língua portuguesa.

Além do novo nome, o novo design não deixou a desejar: cores vivas representando a juventude e inovação da empresa, sem deixar de lado a mensagem de praticidade e eficiência. O botão de on/off na logo, que é encontrado na interface da própria plataforma, foi escolhido por representar a mobilidade e modernidade inclusas dentro do seu produto: o RPA.

O RPA (robotic process automation) é uma ferramenta tecnológica que realiza todas as funções repetitivas e maçantes de uma empresa, seja preenchendo planilhas, realizando o faturamento ou auxiliando no controle de pontos, por exemplo.

Mas no caso do RPA desenvolvido pela RobotEasy, o maior diferencial se dá pelo fato de eles terem a própria plataforma de RPA, permitindo o desenvolvimento personalizado e único de robôs para cada cliente e necessidade, criando soluções tropicalizadas que atendem á diferentes demandas e prioridades,

integradas aos principais portais do governo, ERPs e sistemas especialistas  utilizados no mercado nacional. É por isso que o slogan escolhido pela empresa para essa nova fase foi "Hands Free, Minds On", que em português significa "mãos livres, mentes conectadas", pois o RPA é a ferramenta que auxilia colaboradores na otimização de seu tempo, possibilitando focar em tarefas que demandam exclusivamente de sua atenção.

O foco da nova marca para seus clientes é aumentar a qualidade de vida das pessoas no dia a dia através da automação de serviços, visando colaboradores mais felizes e satisfeitos com sua rotina. Ademais, a CEO da empresa Emanuele Bergui.

pretende também, conquistar novos horizontes através desse reposicionamento: "Em nossa estratégia, com a consolidação no mercado nacional, conseguiremos fortalecer nossa marca e posição e consequentemente consolidar a RobotEasy como plataforma de RPA altamente competitiva no mercado".

Nesse contexto, o head de Operações da companhia, Silvio Costa, explica como surgiu a iniciativa para o reposicionamento da marca: "A RobotEasy compete no mercado nacional com grandes players globais, onde tínhamos como principais   diferenciais a cobrança em moeda local e o suporte nacional, tornando a nossa oferta atrativa, mas não completa. Entretanto, a partir do momento que começamos a receber feedback de grandes clientes apontando a plataforma em um patamar superior ao dos grandes players globais, entendemos que estávamos prontos para mudar nossa marca e nos consolidar no mercado nacional, com uma ferramenta já reconhecida por sua eficiência e qualidade."

O mercado do RPA é um dos mais promissores atualmente, principalmente depois da crise mundial ocasionada pela COVID-19 que impulsionou ainda mais às empresas a procurarem alternativas para manter sua competitividade com relação aos concorrentes. Houve então a percepção de que era necessário inovar para manter-se a frente da crise, recorrendo a novas tecnologias e soluções, como o RPA.

Reforçando essa ideia, estudos realizados pelo Gartner,  consultoria internacional de tecnologia, indicam que pelo menos 85% das grandes companhias  terão implantado o RPA até o final de 2022, o que resulta num total de 2,4 bilhões investidos só nessa tecnologia.

"O RPA é um dos primeiros passos para a transformação digital das empresas, e possui-lo será o grande divisor de águas para quem quiser ficar a frente de seus concorrentes", finaliza Emanuele Bergui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.