Mercado de software como serviço deve atingir pico em 2010, diz especialista

0

A modalidade de venda de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) tende a ganhar um mercado mais amplo já em 2009, e o principal foco dos fornecedores será no segmento de pequenas e médias empresas. Avaliação é do diretor geral da distribuidora NetSafe, João Miret, que participou nesta quinta-feira, 25, do 1º Seminário de Serviços Gerenciados de TI e Telecom, promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.

O executivo ressaltou que o SaaS traz inúmeras vantagens para o fornecedor, tais como maior eficiência e produtividade, mais lucratividade, agilidade no atendimento, além de atualizações centralizadas e possibilidade de venda sobre demanda. "Além disso, os o SaaS também traz benefícios maiores para o cliente, como customização, menor dependência do departamento de TI interno, baixo custo de manutenção, 'precificação' simplificada e diferenciada, e alta disponibilidade", elenca Miret.

Uma outra grande vantagem apontada por ele é que o cliente paga a mensalidade quando utilizar serviço, sem necessidade de fidelização ou cobranças obrigatórias. "Essa é a aposta do SaaS", completou Miret, ressaltando que o software como serviço permite uma distribuição com zero de logística. Por esses motivos, ele acredita que as fornecedoras de software terão boas receitas com SaaS.

Miret avalia que empresas com até 3 mil máquinas terão grande interesse em adotar essa modalidade de compra de software, pois as de maior porte e as grandes corporações já dispõem de infra-estrtura de TI para gerenciar esses aplicativos, com os produtos instalados por equipes próprias e suportados por consultorias especializadas.

Atualmente, o mercado de SaaS já atinge cerca de 2 mil empresas de pequeno e médio porte, cenário que tende a crescer em 2009 e atingir maturidade em 2010. "No ano que vem, vai ocorrer uma presença forte de SaaS no mercado corporativo, com o ápice sendo atingido em 2010", avalia Miret. À chegada desse mercado promissor de SaaS, ainda existe a dependência dos distribuidores se agregarem a esse modelo, o que, segundo o executivo, está caminhando muito bem. "Tenho conversado com empresas de software que têm grande interesse em passar a atuar com SaaS, ainda neste ano devemos ter novidades", revelou.

Atualmente, a NetSafe, que conta com 300 revendas cadastradas, é distribuidora de software com serviço para a McAfee, e de acordo com Miret, o SaaS já responde por 50% do faturamento mundial da empresa. A McAfee já trabalha há oito anos com software como serviço. Entre os clientes da McAfee estão os portais UOL, Globo, Terra e iG, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.