Receita Federal lançará app para importadores

1

A Receita Federal vai lançar dois aplicativos móveis de serviços à sociedade neste ano. O primeiro será para a área aduaneira, capaz de acompanhar cargas e ajudar na área de comércio exterior. "Ele vai simular uma importação. Por exemplo, se eu quiser importar vinhos do Chile, coloco o código do vinho e o valor que eu quero importar, e o app vai calcular quanto vai custar essa importação, já convertido para a taxa de câmbio da moeda que eu quiser", disse José Carlos Fonseca, gerente de projetos de mobilidade da Receita Federal, durante o Fórum Mobile+ nesta quarta-feira, 25. "O aplicativo também vai mostrar os tratamentos administrativos necessários para a importação, se ela precisa, por exemplo, de um registro na Anvisa", complementou Fonseca.

O segundo aplicativo a ser lançado ainda está em estudo e não foi divulgado a área em que ele atuará. A previsão é que as duas novidades sejam lançadas entre novembro e dezembro deste ano.

IRPF

A Receita Federal possui outros dois aplicativos móveis, ambos disponíveis para Android e iOS. O m-IRPF é o aplicativo da receita destinado às pessoas físicas e permite a consulta de CPF e restituição do imposto de renda, calcula o imposto mensal e anual, mostra orientações gerais, e, neste ano, também passou a permitir o envio da declaração do imposto de renda.

O m-IRPF registrou 2,5 milhões de consultas neste ano e possui quase 400 mil usuários ativos. O perfil de declarantes mobile foi predominantemente feminino, com média de 36 anos de idade. A maioria declarou pela plataforma iOS. "O curioso é que tivemos pessoas idosas, de 82 anos, que fizeram a declaração por tablets", contou Fonseca.

O outro aplicativo lançado pela Receita Federal foi o Viajantes no Exterior, que oferece serviços e informações às pessoas que viajam para fora do Brasil. A declaração de bens de viajantes pode ser feita pelo celular e o código só precisa ser transmitido na chegada ao aeroporto no Brasil, sem a necessidade de papéis impressos. Há também vídeos que explicam as regras de bagagem e os procedimentos da alfândega, dicas gerais de viagens e os limites de isenção e, por fim, uma avaliação que permite aos usuários enviarem sugestões e críticas sobre a ferramenta.

Desafios

No painel sobre m-gov do Fórum Mobile+ foram discutidos os desafios enfrentados pela Receita Federal na adoção da plataforma móvel para os serviços aos cidadãos. "Não adianta só transportar o serviço da web para o mobile. Tivemos que repensar se a forma que estamos servindo é a melhor. Segmentamos os aplicativos por público-alvo e nos colocamos sob a ótica do consumidor", disse Fonseca.

O órgão optou por trabalhar com apps nativos sempre que o serviço demandar recursos do telefone. Entre os sistemas operacionais, escolheu trabalhar com os dois mais populares entre smartphones: Android e iOS. "Por exemplo: se faço uma consulta de um CNPJ e quero ver aquela empresa no mapa, consigo abrir o endereço no aplicativo de mapas do celular. Se for agendar um pagamento, consigo sincronizar com a minha agenda do celular", explicou Fonseca. Em outros casos, a melhor solução são sites móveis.  "Se é um aplicativo em que há mudanças a cada mês, é melhor ser um webapp, completou.

1 COMENTÁRIO

  1. A REceita pode até lançar mas quem desenvolve e coloca a mão na massa e etc para dar suporte e etc é o SERPRO. Mas, com uma diretoria dessas que só pensa no próprio bolso…nem para fazer propaganda da empresa são competentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.