FBI critica instalação de recursos de criptografia no iOS e Android

1

O FBI, a polícia federal americana, externou sua preocupação com o fato de a Apple e o Google terem ampliado os recursos de criptografia em seus sistemas operacionais para dispositivos móveis, que possibilitam que os dados e mensagens dos usuários do iOS e Android fiquem fora do alcance das agências de inteligência dos Estados Unidos.

"Eu gosto [de pensar] e acredito muito que deveremos obter um mandado de um juiz independente para que possamos ter acesso ao conteúdo do celular de alguém", disse James Comey, difretor do FBI disse a jornalistas em Washington nesta quinta-feira, 25. "O que me preocupa é empresas que comercializam algo expressamente que permite que pessoas se coloquem acima da lei."

A Apple anunciou na semana passada que seu novo sistema operacional para dispositivos móveis, oiOS 8, terá um protocolo de proteção de dados que fará com que a empresa não possa cumprir um mandado do governo, mesmo se quisesse. O Google também disse no início deste mês que estava desenvolvendo um recurso de criptografia automática para a nova versão do Android, depois oferecê-lo como uma opção por mais de três anos.

A Apple atualizou sua política de privacidade em uma tentativa de tranquilizar os usuários de que seus dados estarão seguros, depois da repercusão do roubo de fotos de celebridades de contas do iCloud.

De acordo com o Washington Post, a versão mais recente do sistema operacional do Google — que deve ser lançada em outubro — vai ativar o recurso de criptografia por padrão. O Android tem protocolos de criptografia desde 2011, mas eles ficam tão escondidos que poucos usuários os ativam.

Dessa forma, nem ladrões nem o governo poderão acessar os dados no seu dispositivo, mesmo se tiverem a cooperação do Google — a empresa não terá a chave de criptografia necessária para desbloquear o smartphone ou tablet.

Nos iPhones, iPads e iPods Touch rodando iOS 8, os dados são criptografados no dispositivo usando uma chave AES 256-bit, e protegidos pelo seu código numérico. "Em dispositivos rodando iOS 8, seus dados pessoais — como fotos, mensagens [incluindo arquivos anexos], e-mails, contatos, histórico de chamadas, conteúdo do iTunes, notas e lembretes — são colocados sob a proteção do seu código de acesso. Ao contrário dos nossos concorrentes, a Apple não pode driblar esse código e, portanto, não pode acessar esses dados", disse a empresa em comunicado.

1 COMENTÁRIO

  1. isso e piadinha… depois de todos ficarem sabendo que eles espionam atravez de empresas norte americanas de softwares que tiveram prejuizo com isso… ai vem eles dizendo que nao tem como… kkkkkkk e so mandar outra ordem judicial que eles mandam a chave de criptografia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.