Publicidade
Início Comunicações Mobile Google é acusado de dificultar acesso de concorrentes ao Android e pode...

Google é acusado de dificultar acesso de concorrentes ao Android e pode ser investigado nos EUA

0
Publicidade

A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos firmou acordo com o Departamento de Justiça (DoJ) para realizar uma investigação contra o Google por supostamente dificultar o acesso de empresas concorrentes ao sistema operacional móvel Android, reportou a Bloomberg nesta sexta-feira, 25, mencionando duas pessoas familiarizadas com o assunto.

Funcionários da FTC se reuniram com representantes da empresa de tecnologia que afirma que o Google dá prioridade aos seus próprios serviços na plataforma Android, enquanto restringe outros. Ou seja, segundo ela, o site de buscas exige que fabricantes de aparelhos com Android definam aplicativos do próprio Google como padrão, em vez de programas concorrentes.

O inquérito está em fase inicial, mas pode terminar com um processo contra a empresa. Ele mostra que a FTC está novamente voltando sua atenção para o Google, dois anos depois de ter concluído uma investigação sobre a ferramenta de buscas do Google. Em um relatório de 160 páginas, a Comissão de Comércio afirma que o algoritmo do Google prioriza conteúdo próprio da empresa nos resultados de busca dos usuários em detrimentos de serviços de empresas concorrentes. Mas algumas empresas de tecnologia estão céticas quanto à possibilidade da FTC trazer à baila um novo caso, sem a conclusão do atual.

A União Europeia também iniciou uma investigação sobre a plataforma Android devido a queixas de concorrentes, incluindo um grupo que representa a Microsoft, Expedia e Nokia Oyj. Denominada FairSearch.org, a organização não governamental comemorou a notícia sobre a investigação da FTC. “O Google tem usado uma série de táticas anticompetitivas, mantendo um padrão preocupante de conduta que tornou mais difícil e caro para empresas inovadoras entrarem no mercado”, disse a ONG em um comunicado.

O Android, do Google foi responsável por 59% do mercado de smartphones nos EUA no segundo trimestre deste ano, enquanto o iOS da Apple ficou com 38% de participação, de acordo com a IDC. O Sistema operacional Windows Phone da Microsoft ficou em terceiro lugar, com 2,35% de market share.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile