Banda larga via satélite dobra em um ano

0
1

De acordo com dados do mês de julho, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram registrados 161.467 acessos de banda larga via satélite, o dobro em comparação a julho do ano passado, um aumento de 100,52%.

O presidente da Agência, Juarez Quadros, disse que o satélite é a solução complementar para muitas localidades do interior do país.

O conselheiro da Anatel e presidente do Comitê de Espectro e Órbita, Leonardo Euler, defendeu a desoneração das taxas de fiscalização das VSATs (estação terrena de pequeno porte), que hoje é de R$ 201,12, que onera muito o uso de satélite para prestação de banda larga.

Disse que tramita no Legislativo, um projeto de lei, que se aprovado, reduzirá o valor para R$ 26,43 (equiparando com o Serviço Móvel Pessoal e Serviço de Comunicação Multimídia). Segundo ele, 10% de investimento em banda larga proporcionaria um aumento de 1% do Produto Interno Bruto do país.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, 47% dos domicílios rurais não possuem internet por falta de cobertura e 60% por motivo de custo.

Deixe seu comentário