CIEE – Centro de Integração Empresa Escola reforça segurança dos sistemas

0

A SonicWall divulga os resultados que o Centro de Integração Empresa-Escola-CIEE alcançou com o uso de soluções de segurança da SonicWall. Neste ano, 300 mil estagiários estão empregados graças aos serviços providos pela entidade, que fez a ponte entre jovens profissionais e 40 mil empresas.

Os bancos de dados do CIEE contêm o perfil de 30 milhões de estudantes de nível secundário e universitário, além dos jovens que participam do programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal. As operações da entidade estendem-se por todos os estados do Brasil, com exceção de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Além disso, a entidade conta com mais de 200 pontos remotos com perfis que variam de centros de operações regionais a polos de capacitação de aprendizes.

Por trás desse universo está a Gerência de Tecnologia e Suporte do CIEE. Uma de suas principais missões é garantir o acesso contínuo e seguro a aplicações como o Sistema Operacional de Estágio, plataforma que existe há mais 23 anos e está sendo vertida numa aplicação web, com o nome Kairós. "Com a ajuda das soluções da SonicWall, oferecemos acesso seguro aos nossos sistemas a partir de nossas unidades externas", diz Mário Cabral, supervisor de Tecnologia do CIEE.

Somando três mil usuários internos, são cerca de 3 milhões de acessos de estudantes por dia. "Hoje, a estabilidade e a segurança oferecidas pela rede VPN baseada nos Firewalls de Próxima Geração da SonicWall e por soluções como Sandbox, filtro de conteúdo, antivírus e IPS reforçam a automação e a gestão de nosso ambiente" afirma Mário Cabral.

Rede Wireless protegida

O CIEE utiliza também a solução de segurança para redes Wi-Fi SonicWall SonicPoint. "Contamos com 100 antenas, mas estamos no processo de ampliar ainda mais o acesso ao Wi-Fi tanto para usuários internos como para estudantes", diz Mário Cabral. A plataforma SonicWall filtra os acessos realizados por meio da rede Wi-Fi, checando a identidade do usuário e seus direitos de acesso a partir do cruzamento de dados com o AD (Microsoft Active Directory) da entidade. Neste momento, o time de TI está empenhado em desenhar e implementar uma segunda rede corporativa totalmente baseada em Wi-Fi.

Outro ganho que está sendo conquistado é a paulatina desativação de links MPLS e de outros serviços de Telecom. "Esses serviços estão sendo substituídos por links de Internet controlados pelas VPNs baseadas nos Firewalls de Próxima Geração da SonicWall", detalha Mário Cabral.

O compromisso com a continuidade dos processos da organização levou Mário Cabral e sua equipe a projetarem um ambiente em HA (Alta Disponibilidade) tanto em seu data center – onde usa o firewall SonicWall NSa4600 – como em pontos remotos com alta carga de acessos. "É o caso, por exemplo, da Central de Atendimento que mantemos no bairro da Vila Mariana, em São Paulo – com 300 operadores em ação, tornou-se necessário implementar ali o SonicWall NSa4650, também em HA". Hoje, o CIEE conta com mais de 50 Firewalls de Próxima Geração da SonicWall configurados em alta disponibilidade – isso vale para todos os sites que utilizam a série SonicWall TZ.

O ambiente SonicWall é reforçado pela plataforma de gerenciamento SonicWall GMS (SonicWall Global Management System). A solução oferece uma visão centralizada de tudo o que se passa na infraestrutura de segurança e acesso e gera relatórios que contribuem para a otimização dos recursos digitais que atendem os usuários internos e externos do CIEE.

Alinhamento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Satisfeitos com as conquistas na área de segurança, criada desde o ano passado, a organização avança em direção à Lei Geral de Proteção de Dados. Isso está sendo feito por meio de uma ação em conjunto com as áreas da gerência de tecnologia e com todo o CIEE. "Em parceria com nosso setor jurídico, estamos bem adiantados em tudo o que diz respeito à LGPD".

A maturidade da cultura de TI e de segurança do CIEE norteou o processo de escolha do novo Firewall de Próxima Geração. Com apoio da Constellation Integração de TI, parceira de negócios da SonicWall Brasil, o time do CIEE realizou uma PoC com as soluções da SonicWall. Um dos destaques das ofertas da SonicWall é sua política de licenciamento.

A forte ênfase em educação levou a instituição a investir no treinamento e certificação de alguns de seus profissionais no ambiente SonicWall. Em várias ocasiões experts do CIEE e Constellation debruçaram-se juntos sobre um desafio técnico para definir o que fazer para seguir preservando a integridade e a performance do ambiente digital do CIEE.

Para Fernando Barreto, gerente geral da Constellation, o CIEE é uma referência nacional para o jovem estudante que busca se profissionalizar. "A instituição vai além do cruzamento de dados entre a empresa que abre a vaga e o estudante que pode atender a esses requisitos, oferecendo treinamentos presenciais e online para que o jovem ganhe as atitudes e o conhecimento que farão diferença em sua jornada". Neste contexto, a tecnologia é essencial. "Os extensos bancos de dados do CIEE são um motor de inclusão e transformação do nosso país; o time de TI e de segurança sabe disso e trabalha ativamente para garantir a segurança e a disponibilidade de seus sistemas críticos".  O papel dos profissionais da Constellation é, ao lado dos experts da TI e segurança do CIEE, prever e executar ações que preservam a integridade do ambiente e a qualidade de serviços. "Esse universo está em expansão – nossa meta é garantir que isso aconteça sem vulnerabilidades, vazamentos ou falhas".

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.