Pesquisa revela que grandes corporações desejam utilizar soluções integradas de gerenciamento de TI

0

A Paessler, empresa especializada em monitoração de redes, anuncia os resultados da pesquisa "Network Management Megatrends 2020: Enterprises Embrace NetSecOps, the Internet of Things and Streaming Network Telemetry", levantamento feito pelo instituto de análise de mercado EMA (Enterprise Monitoring Associates) com 360 gestores de TI de todo o mundo.

"Essa pesquisa analisa os desafios de gestão de infraestrutura enfrentados por grandes corporações, empresas com 10.000 ou mais usuários e ambientes heterogêneos e distribuídos", ressalta Luis Aris, gerente de desenvolvimento de negócios da Paessler LATAM.  43% desse universo afirmou desejar trabalhar com uma única solução de gerenciamento, uma oferta unificada e com abordagem multiplataforma. 33% são ainda mais exigentes, e desejam trabalhar com uma solução absolutamente integrada, de forma nativa. Somente 7% preferem utilizar soluções isoladas de gerenciamento, focadas em arquiteturas e áreas específicas da TI.

Segundo Aris, há múltiplas consequências para o uso de soluções fragmentadas de gerenciamento. "O fluxo de trabalho do gestor também fica fragmentado, aumentando a ineficiência da equipe de TI". Outro problema diz respeito às falhas na visibilidade de 360 graus sobre a extensa infraestrutura das grandes corporações. Em vez de contarem com uma solução holística, que automatize toda a visão sobre os ambientes da empresa, essa fragmentação exige que o gestor realize manualmente cálculos e cruzamentos de dados para chegar a diagnósticos de suporte à decisão.

Para ele, a chegada da pandemia e do Novo Normal potencializa os problemas causados por essa visão fragmentada da infraestrutura das grandes empresas usuárias. "Hoje, a colaboração entre profissionais de TI trabalhando fora do perímetro é uma realidade. Sem o auxílio de soluções integradas e automatizadas de gerenciamento de rede, aumenta a chance de desconexão entre os times de TI e do surgimento de falhas com impacto direto sobre os negócios".

A pesquisa da EMA mostra, também, que 47% dos gestores preferem trabalhar com uma plataforma de gerenciamento de infraestrutura focada em serviços (aplicações), e não no funcionamento de dispositivos. Somente 17% desejam utilizar soluções de gerenciamento com foco nos dispositivos. Um dos entrevistados, um executivo de uma grande empresa norte-americana, explica o que está por trás desse contexto. "Se eu tenho uma rede com 4.000 portas de comunicação, eu não quero saber o status dessas portas. O que eu quero saber é se essa infraestrutura está suportando a aplicação que, por sua vez, apoia nossos processos de negócios".

Uma resposta a esse e outros desafios abordados na pesquisa da EMA pode ser o Paessler PRTG Enterprise Monitor, solução sob medida para as demandas de monitoração de grandes corporações. "O PRTG Enterprise Monitor oferece um painel de controle com foco em serviços de aplicações e fluxos de trabalho, permitindo o gerenciamento de diferentes infraestruturas em múltiplas localizações", detalha Arís. Outro diferencial dessa plataforma é o recurso ITOPs Board, que oferece painéis de controle personalizáveis, consolidando métricas e análises de múltiplos servidores PRTG implementados em grandes empresas.

"A produtividade dos times de TI aumenta com o PRTG Enterprise Monitor", ressalta Arís. "Não há módulos separados ou produtos pontuais para instalar. Todos os fluxos de trabalho e funcionalidades são integrados em uma única plataforma". Com isso, um único gestor de rede tem a capacidade de descobrir as mais diferentes plataformas integradas à infraestrutura de TI e, a partir daí, estabelecer políticas de monitoramento. "Tudo isso é feito de forma automatizada e controlada, de modo a elevar a maturidade digital da empresa e suportar a continuidade dos negócios".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.