BrT concentra gestão buscando convergência

0

A Brasil Telecom mudou de gestão, mas não houve nenhuma mudança significativa de estratégia. Isso ficou claro com a apresentação de Ricardo Knoepfelmacher ao setor de telecomunicações nesta terça, 25, durante a Futurecom. As primeiras linhas de ação da empresa sob o novo comando, que assumiu no lugar do Opportunity há apenas três semanas, são bem próximas do que já vinha sendo feito. A principal mudança foi gerencial, com a concentração de algumas atividades sob a estrutura de comando da empresa. Assim, a área de celular, que funcionava de forma quase independente da Brasil Telecom operadora, passou a ser uma unidade da vice-presidência de operações. Da mesma forma, os serviços de Internet (iG, iBest e BRTurbo), que estavam dispersos, passam a compartilhar estruturas. Knoepfelmacher diz que as mudanças foram feitas sobretudo para que a empresa possa explorar melhor o potencial convergente, com pacotes combinados de serviços. Também serão buscadas a unificação de sistemas da empresa. A estratégia para cada um dos segmentos é a seguinte. Na área fixa, a idéia é defender território, promovendo a convergência fixo-móvel, introduzindo serviços de VoIP e avaliando os novos desafios regulatórios. Na área de telefonia móvel, o foco da BrT é a rentabilidade do serviço, e os desafios são conquistar mercado onde a penetração já é alta, conseguir escala e manter investimentos em rede. Na parte de dados, a Brasil Telecom quer conseguir o retorno do que investiu, e para isso deve aumentar a penetração em banda larga, enfrentar a crescente competição e se ajustar a futuras plataformas concorrentes. Na área de convergência, a empresa se coloca como meta fazer isso acontecer, e os desafios são a busca pelo cliente convergente, a integração das tecnologias e plataformas e a integração da organização. O que Ricardo K., como gosta de ser chamado, pondera, é que tudo isso deverá ser feito com transparência e ética. Aí é o único ponto em que fica implícita sua avaliação sobre a gestão anterior, crítica essa que não é feita publicamente pelo dirigente.
Esta foi uma primeira apresentação de Knoepfelmacher para a indústria de telecomunicações, mas ele mesmo admite que diretrizes mais claras, com os parâmetros esperados de crescimento e a orientação financeira da companhia só estarão claras em dezembro, para quando está sendo programada uma apresentação especial para o mercado.

VoIP

O serviço de VoIP da Brasil Telecom será lançado no final do ano. A empresa reconhece que ele não é um serviço para levar a BrT a outras áreas. Aliás não está sequer definido se a Brasil Telecom permitirá ao usuário do serviço de VoIP transportar o terminal IP para outras redes banda larga. O que a Brasil Telecom busca é aumentar a atratividade do serviço de banda larga. Fontes próximas admitem, contudo, que a estratégia passa também por uma defesa do mercado de longa distância. A operadora está avaliando o perfil de consumo de longa distância de seus usuários. A partir de um determinado patamar, a Brasil Telecom passará a considerar o usuário como potencial comprador. Assim, a idéia é fazer com que aquele cliente, que usa o serviço de longa distância de um concorrente, passe a fazer as ligações por IP, pagando tarifa local e evitando a interconexão com outras operadoras, já que o tráfego será IP até o destino final.
Ricardo K. também ponderou que a regulamentação, como está hoje, não prevê a proteção do operador que investiu na rede banda larga contra serviços de VoIP de empresas concorrentes. "é meio estranho pensar que a nossa rede sirva para que outros vendam produtos. Não estamos bloqueando o acesso a nenhum serviço, mas não acho absurdo que isso seja feito".

TV sobre IP

A Brasil Telecom, segundo Ricardo K., está pronta para oferecer serviços de vídeo, mas não pretende fazê-lo enquanto não houver uma clara definição regulatória sobre o problema. "Acho que o Fernando Xavier, da Telefônica, tem um bom ponto quando coloca que alguns serviços podem ser oferecidos, como vídeo sob demanda, e estamos analisando a posição que eles defendem, mas não temos uma definição".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.