Nova regulamentação do cabo adapta regras ao ambiente digital e define Internet

0

A proposta de novo regulamento do serviço de TV a cabo, que está sendo discutida pelo conselho diretor da Anatel, inova ao trazer uma definição de "Internet", embora o documento não a utilize claramente em nenhum dos artigos contendo regras de atuação das concessionárias de cabo. Pela proposta, Internet "é o nome genérico que designa o conjunto de redes, os meios de transmissão e comutação, roteadores, equipamentos e protocolos necessários à comunicação entre computadores, bem como o 'software' e os dados contidos nestes computadores".
É impossível prever se a inclusão da definição indica que a agência pretende ordenar a oferta de Internet pelas empresas de cabo, um dos grandes filões explorados hoje por estas empresas. Vale destacar, no entanto, que a definição citada não influi, em princípio, nas regras já estabelecidas por regulamento em 1999 para a oferta de Serviço de Valor Adicionado (SVA).
Concessão
Outro assunto controverso que passa ao largo da reforma no novo regulamento é a possível adaptação das concessões de cabo para "termos de autorização", como forma de adequar as licenças à realidade dos serviços privados. Apesar dos termos de autorização serem um instrumento mais adequado para a atual oferta de cabo – considerado um serviço em regime privado e não em regime público, onde são usadas as concessões -, a área técnica optou por manter o sistema de concessão apenas para que não exista nenhum conflito com a Lei do Cabo.
Assim, uma eventual adaptação só ocorrerá caso a lei seja alterada no futuro. O PLC 116/2010 é o caminhou mais evidente para que essa alteração legal seja promovida. Caso o projeto seja aprovado no Congresso Nacional, o novo regulamento já conterá um artigo prevendo a futura adaptação. No momento, o PLC está em tramitação no Senado Federal, sem previsão de quando sua análise será concluída.
Adequações ao mundo digital
A proposta de atualização do regulamento do cabo traz ainda pequenas mudanças no texto em vigor sem impacto concreto na operação das TVs a cabo. É o caso da inclusão dos canais descritos na lei que criou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no rol de carregamento obrigatório pelas empresas de cabo.
A obrigação já existe desde que a lei entrou em vigor, em 2008, e a citação no regulamento serve apenas para adequar o documento ao cenário atual. Outra pequena mudança seguindo a mesma filosofia é a inclusão de um artigo definindo que a oferta dos canais básicos via tecnologia digital também terá que ser "não discriminatória", assim como ocorre na transmissão analógica.
O texto final ainda depende de votação no conselho diretor. Não há prazo para decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.