A confiança se distingue na blockchain

0

Com o apoio certo, diversos ecossistemas comerciais podem ser transformados. Depois de vários anos na sombra do bitcoin, chegou a hora da blockchain, a tecnologia sobre a qual ele foi construído, ficar sob os holofotes. Um número cada vez maior de partes interessadas ??– prestadores de serviços, desenvolvedores, investidores e muitos outros – está reconhecendo que o aspecto mais interessante desse fenômeno da criptomoeda é, na verdade, a magia técnica por trás dela. Em termos muito simples, esse é um registro distribuído e compartilhado que pode facilitar redes completamente descentralizadas para transações P2P (peer-to-peer) confiáveis. Oferecendo uma abordagem não apenas elegante, mas eficaz, a blockchain agora parece destinada a reprojetar basicamente qualquer número de ecossistemas dos setores público e privado, além de abrir as portas para formas completamente novas de fazer negócios. Mas enquanto a blockchain é, sem dúvida nenhuma, uma tecnologia transformadora, uma compreensão clara e objetiva de suas principais características e benefícios é o ponto de partida essencial para qualquer tentativa de prever precisamente para onde isso nos levará nos próximos anos. No curto e médio prazo, os casos de uso mais convincentes parecem incluir os serviços bancários e pagamentos, ID Digital, energia inteligente e, muito possivelmente, as credenciais de viagem também.

Aprendizagem com as lições da história

Com origens que remontam à crise financeira global de 2007-2008, o surgimento da blockchain é uma história interessante por si só.  Ela também esclarece as forças fundamentais que a tecnologia tem a oferecer em outros setores. Isso porque os criadores do bitcoin (e, junto com ele, a blockchain) foram, pelo menos em parte, impulsionados por um desejo elevado de lançar um sistema monetário que eliminasse a necessidade das autoridades centrais. Aos seus olhos, instituições como bancos centrais falharam com os cidadãos a quem deveriam servir. Os desenvolvedores do Bitcoin, portanto, procuraram permitir transações peer-to-peer confiáveis ??e transparentes, sem a necessidade de intermediários. Na verdade, os participantes nem precisariam confiar uns nos outros – apenas no próprio sistema. Para este fim, a tecnologia blockchain combina perfeitamente todos os ingredientes necessários para cumprir esse objetivo geral, incluindo um banco de dados único, sincronizado entre vários membros da rede peer-to-peer, uma garantia de que todas as transações são compartilhadas, garantindo transparência e imutabilidade (ou, para falar claramente, os registros não podem ser alterados ou adulterados) e a capacidade de garantir que as informações pessoais confidenciais permaneçam sob o controle dos usuários.

A obtenção do ajuste perfeito

Essa combinação única de ativos explica o novo consenso de que o legado mais significativo do bitcoin será encontrado além dos domínios da criptomoeda. Refletindo isso, a equipe do Innovation Lab da Gemalto tem investigado já há algum tempo o potencial da blockchain para agregar valor em vários setores-chave. Os resultados foram esclarecedores.

Talvez a lição mais importante aprendida seja que os casos de uso com o máximo a ganhar invariavelmente compartilham um número relativamente pequeno de características claramente definíveis. Existe uma oportunidade para descentralizar a confiança e eliminar a necessidade de uma autoridade central? Será que os vários players diferentes precisam se unir para trocar ativos? O ecossistema precisa ser altamente escalável e se adaptar rapidamente à chegada dos novos players?

O fim da crise de identidade?

Usando tais critérios relativamente simples, torna-se rapidamente evidente que os sistemas de identificação digital baseados em blockchain demonstram uma integração ideal, particularmente em termos de permitir transações bancárias e pagamentos on-line mais seguros e convenientes. Por exemplo, as informações KYC (Know Your Customer) podem ser compartilhadas de forma eficiente entre as instituições financeiras, enquanto as chamadas identidades "auto-soberanas" colocam os usuários firmemente no controle de seus dados pessoais. A necessidade de provedores de serviços ou de um órgão central para gerenciar essas informações em nome de seus clientes é eliminada, assim como as tarefas cansativas de negociar inúmeros processos de registro e lembrar das várias combinações diferentes de nome de usuário/senha. Conveniência, segurança, privacidade e eficiência andam de mãos dadas.

A criação de credenciais de viagem mais confiáveis ??

Outras oportunidades potencialmente interessantes incluem a documentação de viagem. Isso representa significativamente e mais uma vez um ambiente no qual a confiança entre as várias partes interessadas ?nem sempre está presente. Neste caso, os governos nacionais podem não reconhecer necessariamente os passaportes e outros documentos de viagem emitidos por terceiros. No entanto, em princípio, é perfeitamente possível criar ecossistemas completamente novos para credenciais de passageiros, compartilhando passaportes digitalizados e vistos via blockchain. De fato, conforme as autoridades internacionais pertinentes procuram a melhor forma de melhorar os processos existentes, essa é uma das opções que estão sendo consideradas.

Ecossistemas mais inteligentes para energia inteligente

A Internet das Coisas é outro setor onde o interesse na blockchain é particularmente forte. Mas, na prática, a integração aqui nem sempre é óbvia. Principalmente porque a Internet das Coisas está muito voltada à conexão de uma variedade de dispositivos relativamente simples com baixo poder de processamento. Por outro lado, as blockchains da geração atual são mais adequadas para rodar em servidores e PCs. No entanto, existem, sem dúvida, várias aplicações específicas da Internet das Coisas que podem trazer benefícios significativos. Na Energia Inteligente, por exemplo, há um valor real a ser obtido da criação de ecossistemas escalonáveis ??que podem acomodar facilmente diversas partes interessadas ??- geradores, distribuidores, fornecedores e usuários finais – e fornecer uma base de confiança para as transações peer-to-peer que devem ocorrer entre elas. Por exemplo, esse tipo de modelo pode garantir que os geradores cumpram as promessas contratuais de fornecer um determinado valor de eletricidade a outras partes interessadas.

Moldar as novas parcerias é essencial agora

Além de compartilhar características distintas, é provável que os ecossistemas prospectivos baseados em blockchain enfrentem desafios semelhantes para aproveitar o potencial inquestionável da tecnologia. Especificamente, estes incluem a necessidade de reunir um leque diversificado de partes interessadas. Até mesmo concorrentes diretos serão obrigados a colaborar e cooperar de perto na busca de objetivos comuns. A tecnologia blockchain pode eliminar a necessidade de uma autoridade central, mas esse novo tipo de ecossistema ainda exige que as regras de governança sejam acordadas e mantidas. Em algumas aplicações, os candidatos adequados para liderar a revolução são óbvios: os bancos e outras instituições financeiras estão idealmente posicionados para serem pioneiros na nova geração de esquemas de identificação auto-soberana. Em outros setores, os órgãos governamentais podem estar melhor equipados para assumir a liderança. Mas qualquer que seja o projeto em questão, moldar parcerias efetivas provavelmente será mais difícil do que os detalhes práticos básicos de efetivamente projetar e operar o sistema subjacente. Para garantir um resultado bem-sucedido, todos os interessados ??precisarão compreender o contexto como um todo. Além disso, podem ter que demonstrar um pouco do espírito radical que inspirou a tecnologia blockchain em primeiro lugar.

Laurent Castillo, especialista em blockchain no Gemalto Innovation Labs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.