Pesquisa revela que mais de 50% dos SOCs estão repletos de ferramentas redundantes

0

Pesquisa global independente*, realizada pela Trend Micro revelou que as organizações globais têm, em média, 29 soluções de monitoramento de segurança. O levantamento mostra que o fato está complicando o trabalho das equipes SOC (Security Operations Center) quando se trata de priorizar alertas e gerenciar de forma eficiente o risco cibernético.

A pesquisa retrata alguns dos sérios desafios enfrentados pelas equipes de cibersegurança na hora de detectar e responder a ameaças. Para ter uma ideia, as organizações com mais de 10 mil funcionários chegam a ter uma média de 46 ferramentas de monitoramento instaladas.

Metade (51%) dos entrevistados ouvidos alegou não usar mais algumas dessas ferramentas por razões que incluem:

• Falta de integração (42%)
• Falta de profissionais qualificados (39%)
• Dificuldade em entender como operacionalizá-las (38%)
• Desatualização (37%)
• Falta de confiança nelas (20%)

Os custos destes desafios são altos: os entrevistados disseram que suas organizações podem perder mais de US$ 235 mil se, por algum incidente, caírem na GDPR (General Data Protection Regulation), em português, Regulamentação Geral de Proteção de Dados, vigente na União Europeia.

A pesquisa aponta que 92% dos entrevistados têm considerado a terceirização dos serviços gerenciados de detecção e resposta. As ofertas baseadas em serviços geralmente ajudam a superar os desafios internos de capacitação ao proverem uma versão unificada do cenário, aprimorando a resposta a incidentes.

O estudo foi realizado a partir de entrevistas com 2.303 tomadores de decisão de segurança de TI de 21 países, incluindo: líderes que dirigem equipes SOC (85%) e aqueles que gerenciam SecOps de dentro equipes de segurança de TI (15%). Todos os ouvidos fazem parte de empresas com mais de 250 funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.