Pesquisa realizada pela consultoria Goode Intelligence revela que, apesar de ainda dominar o mercado de smartphones para empresas, o BlackBerry e seu sistema operacional, fabricado pela Research In Motion (RIM), começa a ter a liderança ameaçada pelo iPhone, da Apple, e seu sistema iOS. O levantamento mostra que 72% das companhias usam a plataforma da RIM, parcela que já é de 64% no que diz respeito a utilização do iPhone. Na terceira posição vem o Windows Mobile, da Microsoft, plataforma usada por 44% das empresas, seguido do Symbian, da Nokia, com 36%. O sistema operacional Android, do Google, já é utilizado por 16% das empresas. O estudo considera que uma mesma empresa pode usar mais de uma plataforma de celular.
A pesquisa também questionou se as empresas adotariam tablete PCs com sistemas operacionais para smartphones, como o iPad, que roda o iOS, do iPhone, ou o Galaxy Tab, cujo sistema é o Android 2.2. A resposta de 52% das empresas foi que não usariam, enquanto 40% responderam afirmativamente e 8% disseram que não tinham certeza. O resultado indica que a maioria das companhias estão esperando tablet PCs com sistemas operacionais específicos.
Segurança de dados
O levantamento incluiu também a questão da segurança das informações contidas nos smartphones. Ele revela que 64% dos usuários de smartphones corporativos não utilizam soluções de criptografia para proteger os dados armazenados. O relatório aponta que 56% das empresas dispõem de políticas internas de segurança para o uso de smartphones e 44% delas não possuem nenhuma diretriz específica para o uso desses aparelhos.
Apesar disso, o resultado, diz a Goode Intelligence, representa um grande avanço na comparação com 2009, quando somente 46% das respondentes haviam declarado possuir políticas de segurança específicas para o uso de smartphones corporativos.
- Mobilidade