Publicidade
Início Blogueria Previsão aponta crescimento de compra conforme perfil demográfico. E agora?

Previsão aponta crescimento de compra conforme perfil demográfico. E agora?

0
Publicidade

Muito se sabe sobre o que leva as pessoas ao ato de comprar. Todo mundo já passou pela experiência de adquirir algo que não precisava realmente. Isso acontece por vários fatores. Para o conhecido mestre do marketing contemporâneo, Philip Kotler, “o processo de compra começa quando o consumidor identifica um problema ou necessidade. Ele percebe a diferença entre sua situação real e uma situação desejada”. Ou seja, nem sempre se compra por necessidade. Há outros fatores e contextos que determinam se uma venda vai ser fechada ou não.

Bons administradores reconhecem que é preciso saber quais as necessidades do consumidor, aspirações e conhecer os seus hábitos. Isso é básico para que qualquer organização reconheça seu espaço no mercado e saiba se sobressair de suas concorrentes. Quer um exemplo bem comum? Já reparou como em regiões litorâneas a procura por lojas que vendam ar-condicionado e ventiladores é muito maior? E em regiões serranas, como Campos do Jordão, há uma demanda maior por aquecedores e cobertores? Ou seja, a localização geográfica do consumidor interfere na compra. 

Confirmando essa teoria, o Gartner publicou recentemente uma previsão com 11 tendências de TI a partir de 2014. Uma delas aponta que em 2017, 15% dos consumidores responderão às ofertas relacionadas ao contexto com base em seus perfis demográficos e de compra. Nessa perspectiva, se você obtiver um amplo leque de informações dos seus públicos aliado a ferramentas multicanais é provável que sua empresa se destaque no mercado. 

Por exemplo, nos comerciais de TV e propagandas on-line, um dos produtos mais ofertados são os smartphones. Segundo a IDC, só em 2013 as vendas desses aparelhos devem superar 1 bilhão de unidades. Ao todo, a venda de smartphones deve crescer 40% este ano, até alcançar 1,7 bilhão por ano em 2017. Você pode estar se perguntando: mas o que isso implica nos meus negócios? 

É preciso estar próximo aos clientes. Se o seu target passa mais horas em frente à TV, é lá que você deve estar. Se eles estão consumindo mais smartphones, é porque estão passando mais tempo na internet e nas redes sociais, e é nisso que você então deve investir. É preciso estar pronto para disponibilizar uma comunicação assertiva e eficiente. Para isso, muitos contact centers têm oferecido a seus clientes ferramentas multicanais, que abrangem não só o telefone, mas também chat, e-mail, SMS, Skype, além das redes sociais, como Facebook e Twitter.  

Hoje, não dá mais para investir em apenas uma forma de interação com os consumidores. É importante manter alguns métodos tradicionais, como por exemplo, o telefone – que ainda é muito usado no contact center ativo -, mas também é preciso disponibilizar novas opções, tanto para entrar em contato com as pessoas quanto para ser encontrado. 

Para constatar a importância de um atendimento multicanal a seus clientes, basta observar nas variadas formas de comunicação que as grandes empresas disponibilizam para contato: telefone, chat, e-mail, SMS, web based, vídeo, além das redes sociais, como o Facebook ou Twitter. Isso é fundamental, não só para o consumidor, que ganha novas possibilidades de contato, mas também para a empresa, que aumenta o seu vínculo com seu público e passa a conhecê-lo melhor. 

O contact center precisa estar cada vez mais preparado para saber do perfil do consumidor (isso inclui dados demográficos) e também estar acessível em vários canais. Ou seja, a adoção das plataformas multicanais é um investimento que traz capacitação para atender cada vez mais e melhor.

Ao longo da minha carreira tenho notado que é fundamental se antecipar e não esperar o fato acontecer. Então, mantenha-se informado, veja novas perspectivas e faça da sua empresa a diferença que você espera do mercado. 

Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile