A publicidade no Instagram: mais um boom lucrativo nas mídias sociais

0

E enfim, começou. No mês passado começamos a ser impactados por mídia dentro do Instagram, que já se consolidou como favorita entre os usuários das redes sociais, e comprova os dados de diversos estudos que dizem que a nossa atenção na internet móvel é de no máximo 7 segundos.

Claro que a propaganda patrocinada (como o instagram gosta de chamar essa mídia) ainda está em fase de "maturação" e os executivos da empresa não disponibilizaram ainda dados mais efetivos da campanha inicial nos EUA, como o ROI ou o número de usuários da rede que gostaram ou rejeitaram a nova ação.

O que sabemos é que muitos internautas não aceitaram este tipo de atividade dentro dos seus perfis no Instagram, denunciando a publicação. Entretanto, quando a publicidade patrocinada também foi adotada pelo Facebook houve a mesma insatisfação, porém a poeira baixou e a propaganda continua lá, sendo que cada vez mais e mais empresas percebem a importância em investir em publicidade nas mídias sociais, ou seja, o mesmo tende a acontecer com a queridinha da Internet móvel.

O que os executivos do Instagram nos dizem é que os anúncios poderão aparecer em fotos ou vídeos no feed dos usuários, claro que a ideia é ganhar dinheiro com essa rede gratuita que há pouco foi comprada pelo Facebook, e consequentemente, maximizar os lucros. Acredito no potencial do mercado e me arrisco a dizer que o retorno sobre esse investimento deve ultrapassar o ROI do Facebook com facilidade.

 O que sabemos (via Business Insider) é que dentro das primeiras 18 horas da primeira postagem o anúncio da Michael Kors (marca de luxo e queridíssima no Instagram) gerou 218 mil likes (370% a mais que um post comum); 4,4 milhões de impressões e 33 mil novos seguidores para a marca. Se formos levar em consideração os comentários, 20 % foram negativos e 1% refletiu em interesse de compra do produto.

Acredito que os números referentes ao interesse de compra devem crescer à medida que os usuários passem a seguir a marca e assim que os comentários os levem para as lojas dos produtos, ou seja, é um investimento em médio prazo.

Claro que há muito ainda para ver nesta nova modalidade de mídia patrocinada. Até porque é preciso identificar padrões, desenvolver campanhas criativas e que atinjam o público-alvo, avaliar resultados e muitos outros pontos a ser considerado na hora de investir em publicidade nas redes sociais, mas confesso, as expectativas são ótimas e estou muito ansiosa para saber até aonde as nossas redes sociais podem levar a nossa publicidade digital.

 Vamos aproveitar!

Fátima Bana, mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA. Certificada EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL. Mais de 10 anos de experiência em estratégia e inteligência de marketing digital e offline no varejo. Pós-graduada em comunicação com o mercado pela ESPM. Possui diversos cursos de especialização e MBAs, entre eles: neuromarketing, varejo, e-commerce marketing, branding e pricing, ballanced scorecard, omni-channel, entre outros, sempre realizados nas melhores instituições de ensino do país e do exterior (ESPM, UCLA, Harvard, FGV, etc.).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.