Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) STJ se antecipa a marco civil e define prazo para guarda de...

STJ se antecipa a marco civil e define prazo para guarda de dados por provedores

0
Publicidade

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que é de três anos o tempo para o armazenamento dos registros de usuários em provedores de conteúdos na internet. No entendimento dos ministros, esse tipo de fornecimento de dados é comparado à exibição de documentos e devem, portanto, ser preservados por esse prazo — a ser contado da data de cancelamento do serviço — para ajuizamento de ações relacionadas.

Conforme a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo, esse tempo se relaciona ao prazo para prescrição das ações de reparação civil, previsto no Código Civil. Ela explicou que o Código Civil dispõe que a empresa é obrigada a guardar documentos relativos à sua atividade enquanto não ocorrer a prescrição ou decadência relativa aos atos registrados — artigo 1.194. Esse dispositivo deveria ser aplicado analogicamente ao caso.

A decisão do STJ se antecipa ao marco civil da internet, que prevê a obrigatoriedade de guarda de dados de brasileiros ou de atividades executadas no país em território nacional. O projeto de lei do Executivo (PL 2.126/11), continua na pauta do plenário da Câmara dos Deputados aguardando votação, o que tranca a pauta, juntamente com outros dois projetos.

 A sentença tem como base caso envolvendo uma mensagem discriminatória enviada por usuário do serviço Yahoo Grupos, em um fórum formado por alunos e professores de uma faculdade, contra um grupo de estudantes de baixa renda, beneficiados por bolsas de estudo do Centro Educacional de Formação Superior, em Belo Horizonte. Diante do ocorrido, a instituição ingressou com medida cautelar contra o Yahoo para identificar o responsável pela mensagem.

Em resposta, o Yahoo declarou que não haveria obrigação legal de manter os dados, já excluídos de seus registros pelo cancelamento do serviço. Para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no entanto, mesmo com a conta cancelada o provedor teria obrigação de diligenciar junto a terceiros na busca da identificação do autor.

Conforme a ministra Nancy Andrighi, cabe aos gerenciadores de fóruns de discussão virtual a garantia do sigilo, da segurança e da inviolabilidade dos dados cadastrais dos usuários, além do funcionamento e manutenção das páginas que contenham os grupos de debate.

Quanto à identificação dos usuários, a ministra esclareceu que a Terceira Turma já tem precedentes segundo os quais, no caso de serviços que possibilitam a livre divulgação de opiniões, é dever do fornecedor propiciar meios de registro dos usuários, coibindo o anonimato. Caso não o faça, assume os riscos dos danos causados a terceiros.

“Ao oferecer um serviço de provedoria de conteúdo, deve o fornecedor obter e manter dados mínimos de identificação de seus usuários, com vistas a assegurar a eventuais prejudicados pela utilização indevida ou abusiva do serviço”, afirmou Nancy Andrighi.

A relatora destacou ainda que não se trata de buscar burocratização excessiva da internet. Porém, no entender dela, é necessário encontrar um limite para o anonimato de seus usuários, promovendo um equilíbrio entre o mundo virtual e o material, proporcionando segurança às relações estabelecidas pela rede sem tolher sua informalidade peculiar. “Por mais que se queira garantir a liberdade daqueles que navegam na rede, reconhecendo-se essa condição como indispensável à própria existência e desenvolvimento da internet, não podemos transformá-la numa ‘terra de ninguém’”, completou.

Dados de terceiros

A ministra contrariou o TJMG em relação à obrigação do Yahoo de buscar junto a terceiros os dados excluídos de sua base. Como a medida cautelar tem caráter satisfativo — identificar o responsável pelo ato ofensivo — e o Yahoo descartou os documentos que deveria ter mantido, a exibição desses dados fica impossibilitada.

Conforme a relatora, não se pode exigir da empresa que busque esses dados junto a terceiros, até porque não dispõe de poder de polícia para forçar a entrega das informações. Porém, isso não prejudica eventual direito da universidade a buscar reparação pela conduta omissiva do Yahoo.

Apesar de atender parcialmente à pretensão recursal do Yahoo, a ministra Nancy Andrighi condenou a empresa a arcar com honorários advocatícios de R$ 5 mil, em observância ao princípio da causalidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile