Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Sony anuncia reestruturação da divisão de smartphones para tentar retomar lucratividade

Sony anuncia reestruturação da divisão de smartphones para tentar retomar lucratividade

0
Publicidade

A japonesa Sony planeja reestrutar sua divisão de smartphones e, ao mesmo tempo, reduzir o número de modelos de aparelhos para cortar custos ao longo do próximo ano. O anúncio, feito nesta terça-feira, 25, mostra que as ambições da empresa nesse mercado foram drasticamente diminuídas. A fabricante agora vai concentrar o foco na unidade de videogame, cujo carro-chefe é o PlayStation 4, e no negócio de sensores de imagem nos próximos três anos, que vêm registrando um avanço expressivo nas receitas.

Hiroki Totoki, o novo chefe da unidade divisão de dispositivos, que abriga o negócio de sensores de imagem, reconheceu durante conferência com investidores que a meta anterior de se tornar a terceira maior marca de smartphones do mundo, atrás da Samsung e da Apple, tinham sido excessivamente otimista. “Agora, o foco será retomar a lucratividade da unidade”, disse ao The Wall Street Journal.

O desempenho fraco de seus smartphones Xperia pesou fortemente sobre os resultados financeiros recentes da empresa, e a Sony disse que planos mais detalhados para a unidade serão revelados antes do fim de março de 2015.

De acordo com o executivo, mesmo que as vendas encolham drasticamente, o objetivo é “manter um pé” no mercado de mobilidade, dada a sua importância para o desenvolvimento de futuras tecnologias de consumo. “Nossa tarefa urgente é tornar o negócio rentável, mesmo enfrentando quedas nas vendas de 20% a 30%”, disse Totoki, que assumiu o cargo de chefe da divisão neste mês.

Reestruturação da divisão de dispositivos tornou-se prioridade para a Sony tentar retomar a rentabilidade de seu braço na área de eletrônica de consumo, que vive um período conturbado.

O CEO da Sony KazuoHirai ressaltou que a companhia acelerou a reestruturaçãoda divisão de produtos eletrônicos direcionados para o consumidor e concentroua estratégia nas unidades de videogame e sensor de imagem, junto com seu braço de entretenimento, que inclui os serviços de distribuição de conteúdos de TV, vídeo e música personalizadosas.

Em março deste ano, a fabricante vendeu a divisão de PCs, que fabricava a linha Vaio de computadores pessoais, para o fundo de investimento japonês Japan Industrial Partners (JIP), e realizou o spin off (separação) da unidade de TV, que se tornou uma empresa independente.

Ao que tudo indica, a estratégica vem dando certo. A divisão de videogame e o negócio de dispositivos, principalmente os sensores de imagem para smartphones, vêm registrando forte crescimento nas vendas.

A receita da divisão de videogame, que inclui os consoles PlayStation e serviços de rede, deve crescer de 1,4 trilhão de ienes (o equivalente a US$ 12 bilhões) para 1,6 trilhão de ienes (cerca de US$ 14 bilhões) no exercício fiscal que termina em 31 março de 2018 — neste ano, a receita deve totalizar 1,29 trilhão de ienes (US$ 10 bilhões).

Já para a unidade de dispositivos, a empresa espera um aumento do faturamento de 1,3 trilhão de ienes (US$ 11 bilhões) para 1,5 trilhão de ienes (US$ 12,7 bilhões).

A Sony não divulgou previsões financeiras para o negócio de smartphones.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile