Publicidade
Início Notícias Comunicações Camex reduz Imposto de Importação para novos produtos de TI e telecomunicações

Camex reduz Imposto de Importação para novos produtos de TI e telecomunicações

0
Publicidade

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução da alíquota do Imposto de Importação para 158 ex-tarifários, entre novos (151) e renovações (sete), para bens de capital e produtos de informática e telecomunicações, até 31 de dezembro de 2017. Os bens de capital terão redução de imposto de 14% para 2%, na maior parte dos produtos, e no caso dos bens de informática e telecomunicações, de 8% a 18% para 2%. Antes de o Comitê Executivo de Gestão da Camex aprovar a alteração, foi verificado que não havia produção nacional dos 158 itens aprovados.

Os itens passam a integrar o regime de ex-tarifário, mecanismo de estímulo adotado pelo governo para produtos de informática, telecomunicações e bens de capital não fabricados no território nacional, visando a estimular investimentos produtivos. A redução foi aprovada por meio da publicação de duas resoluções no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 24.

A redução de alíquotas irá diminuir custos de vários projetos industriais que totalizam investimentos globais de aproximadamente US$ 640,4 milhões. Serão beneficiados projetos para fabricação de motores para veículos, equipamentos de exploração de petróleo e equipamentos para sistemas de comunicação ótica, entre outros.

Os principais setores beneficiados em relação aos investimentos globais são o automotivo (40,65%), petróleo (12,60%), mineração (10,25%), energia (9,74%), telecomunicações (3,76%) e bens de capital (3,16%). Em relação aos países de origem das importações, destacam-se os Estados Unidos (76,9), China (9,03%), Suíça (4,24%) e Alemanha (2,88%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile