Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Portaria define novas regras para repasse de recursos para projetos de TI...

Portaria define novas regras para repasse de recursos para projetos de TI e automação

0
indústria eletrônicos
Publicidade

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou portaria no Diário Oficial com novas regras para o repasse de recursos para os Projetos e Programas Prioritários (PPIs) nas áreas de informática e automação. O texto, publicado no dia 19 deste mês, atende à determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que estabeleceu critérios para o uso dos recursos já depositados que serão aportados nos PPIs aprovados pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati).

A portaria determina que, no mínimo, 44,45% dos recursos sejam destinados a universidades e institutos de pesquisa credenciados pelo Cati, com sede no Nordeste, Centro-Oeste e Amazônia, com exceção da Zona Franca de Manaus. Os recursos destinados aos PPIs são uma contrapartida opcional às exigências da Lei de Informática.

De acordo com o texto, no mínimo 44,45% para aplicação em centros ou institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino, oficiais ou reconhecidas, com sede ou estabelecimento principal situado nas regiões de influência da Sudam, da Sudene e da região Centro-Oeste, excetuada a Zona Franca de Manaus, sendo no mínimo 30% dos recursos destinados a entidades públicas.

A Lei de Informática concede desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para as empresas fabricantes de bens e produtos de informática e automação. Em contrapartida, elas são obrigadas a investir 4% do faturamento de bens incentivados em projetos de pesquisa e desenvolvimento no país. Deste total, parte deve ser feito por meio de convênios com as entidades credenciadas, mas as empresas têm a alternativa de direcionar recursos para aplicação nos programas e projetos definidos pelo Cati como prioritários.

“Os programas e projetos prioritários são, principalmente, aqueles que o governo considera estruturantes para o desenvolvimento do setor de TIC no Brasil”, explicou o coordenador geral de Tecnologia de Informação da Secretaria de Política de Informática (Sepin/MCTI), Adalberto Barbosa.

Quatro projetos são, hoje, considerados prioritários pelo governo: Programa Nacional de Microeletrônica (PMN); Projeto, Manufatura e Qualificação da Eletrônica de Produtos com Tecnologia da Informação e Comunicações (HardwareBR); Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile