InternetLab lança plataforma de monitoramento de bloqueios de aplicativos no Brasil

0

O centro independente de pesquisa em direito e tecnologia InternetLab divulgou nesta sexta-feira, 25, o lançamento de uma plataforma de monitoramento de tentativas de bloqueios de serviços e aplicativos na Internet, o Bloqueios.Info. A ideia é reunir informações sobre processos judiciais que levaram a esse tipo de interrupção, como em recentes casos com o WhatsApp, até pelo menos janeiro de 2007, quando o YouTube foi bloqueado temporariamente após ser usado para divulgar vídeos íntimos da modelo Daniela Cicarelli. O objetivo é também oferecer repositório de materiais originais sobre as tentativas e permitir o engajamento da comunidade internacional, disponibilizando todas as informações em inglês, além do português.

A "Bloqueioteca" da plataforma registra, até o momento, 11 casos no Brasil, sendo o mais frequente o do aplicativo WhatsApp, com quatro ocorrências (a primeira em fevereiro de 2015, e a última em julho deste ano), além de duas ocasiões do Facebook (em agosto de 2012 e outubro de 2016). A linha do tempo do site também inclui eventos importantes para o cenário brasileiro, como a entrada de duas ações no STF, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 403, que levou à liminar que suspendeu o bloqueio do WhatsApp em julho; e a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.527, que pediu liminar em maio contra os artigos 10, parágrafo 2º, e 12, incisos III e IV, do Marco Civil da Internet, alegando que davam "suporte jurídico" aos bloqueios e sanções.

A InternetLab ressalta também que alguns projetos de lei já estão em discussão no Congresso para tratar do tempo, destacando os PLs 5.130 e 5.204. E que os bloqueios, chamados de "solução tampão" pelo diretor da entidade, Francisco Brito Cruz, trazem impactos econômicos, concorrenciais e para os direitos humanos e do consumidor, já que envolvem a proteção da privacidade da comunicação. No site da plataforma, o órgão afirma que bloqueios comprometem o livre fluxo de dados em um país ou região. "Nas recentes ocasiões em que o WhatsApp foi bloqueado no Brasil, por exemplo, mais de 100 milhões de pessoas foram afetadas, o que constitui cerca de 50% da população do país e de 10% dos usuários do aplicativo no mundo", diz o texto.

O financiamento do Bloqueios.Info é obtido pela Fundação Ford, por meio do projeto "Vigilância e Privacidade" do InternetLab. Além de Francisco Cruz, a equipe envolvida no projeto conta também com o diretor-presidente Dennys Antonialli, a líder de projeto Jacqueline Abreu e os estagiários Paula Pécora de Barros, Felipe Mansur e Ana Luiza Araújo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.