AT&T ativa conexão ótica de 400 Gigabits entre Dallas e Atlanta

0
6

A AT&T ativou a primeira conexão ótica de 400G da Ciena, transportando o tráfego de internet ao vivo em toda a rede para clientes entre Dallas e Atlanta, a primeira no setor, e que permitirá adoção da próxima geração de 5G e serviços de banda larga para consumidores e negócios. Para ter uma noção da velocidade dessa conexão, é possível fazer o download de 70 vídeos de Game of Thrones em alta definição em menos de 8 segundos.

"A mudança de uma interface 100G para 400G é um marco para o setor de comunicações, porque significa que podemos continuar à frente do tsunami de demanda de dados que vimos na última década", disse Andre Fuetsch, vice-presidente e diretor de tecnologia da AT&T. "Essa conquista também fala do ecossistema tremendamente colaborativo que ajudamos a promover com os principais inovadores em tecnologia óptica, hardware white label e rede definida por software, A Ciena, UfiSpace, Broadcom e InnoLight trouxeram grandes ideias e tecnologias para tornar 400G uma realidade."

O 5G está chegando rápido

A instalação da 400G Dallas / Atlanta foi implantada em um sistema Ultra Long Haul (ULH) habilitado para SDN da Ciena. O circuito 400G foi roteado e configurado completamente por meio de software usando o controlador de domínio Ciena's Manage, Control and Plan (MCP). O transporte 400G foi finalizado nos escritórios de Dallas e Atlanta por um roteador de caixa branca da UfiSpace que é compatível com o design do Broadcom Jericho2 Distributed Disaggregated Chassis (DDC), que a AT&T enviou recentemente ao Open Compute Project (OCP).

Os transceptores plugáveis ??400G da InnoLight foram instalados no roteador e no transponder Ciena para criar a conectividade entre escritórios entre o pacote e as tecnologias ópticas. O controlador MCP da Ciena é integrado à estrutura de gerenciamento e controle ONAP da AT&T usando uma API (Application Programming Interface) especificada pelo Open ROADM Multi-Source Agreement (MSA).

O sistema de transporte óptico consiste em um novo transponder de 400G baseado na tecnologia óptica coerente WaveLogic IA da Ciena. Os multiplexadores ópticos de adição / queda (ROADMs) reconfiguráveis ??da Ciena foram atualizados com um novo software para oferecer suporte a um recurso sofisticado conhecido como grade flexível. Isso nos permite, por meio do controle de software, otimizar a alocação de espectro na fibra de longo curso com base na velocidade e no alcance exigidos de cada comprimento de onda.

"Trabalhamos com a AT&T há muitos anos e alcançamos vários marcos de inovação líderes do setor", disse Dino DiPerna, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Ciena. "O lançamento de um sistema 400G na rede ao vivo da AT&T ilustra nosso foco incansável em ultrapassar os limites da rede óptica e criar arquiteturas baseadas em software que podem se adaptar dinamicamente para atender às crescentes demandas de largura de banda impulsionadas pela nuvem, streaming de vídeo, jogos on-line e muito mais".

Deixe seu comentário