Três tendências que estão redefinindo a concorrência

0

Em meu artigo anterior abordei a transição entre as Disciplinas de Conhecimento e a relação com a prosperidade das empresas em um mundo onde a tecnologia está disponível e tudo pode ser copiado (copycats).

Trago a seguir um complemento, explorando três fatores que tem promovido uma mudança significativa na velocidade e na intensidade das mudanças em todos os segmentos de mercado e que estão impondo uma nova dinâmica de concorrência.

  1. Conectividade absoluta:

A posse de um dispositivo conectado é hoje uma ubiquidade (você simplesmente assume que todos possuem).

A convergência tecnológica tem permitido que pessoas e organizações interajam de diferentes maneiras, o que tem proporcionado o acesso a um amplo e diversificado conhecimento em poder de indivíduos e que pode ser combinado para atender as mais diferentes e complexas necessidades.

O crowdsourcing é uma realidade e as empresas tem acesso a conhecimento especializado sobre qualquer assunto a um custo acessível. Competências internas podem ser complementadas com capacidades de especialistas externos, potencializando a criação e a melhoria de produtos e serviços.

A integração aberta é também um fato. Sistemas e aplicações trocam dados de forma cada vez mais eficiente, beneficiando-se da especialização que cada componente do sistema possui.

Um recente movimento neste sentido são os chamados Super App's. Um caso emblemático é a da rede social chinesa WeChat, que através de um mecanismo baseado em API's permite que outras aplicações sejam facilmente integradas, oferecendo maior conveniência para os usuários, enquanto preserva a soberania de cada aplicação que integra o Super AppEste não foi um movimento aleatório do WeChat. Partiu de uma constatação de que as melhores características de um produto jamais seriam inventadas in-house. Nenhuma empresa, atualmente, é capaz de produzir um "killer app" isoladamente. A dinâmica do mercado e a diversificada demanda dos clientes tornam isso impossível (ou ao menos economicamente inviável).

  1. Sistemas inteligentes:

O crescente volume de conhecimento disponível tem sobrecarregado os limites de processamento pelo cérebro humano.

A tomada de decisões, antes restrita a intuição de um grupo de experts, é insuficiente nos dias de hoje para lidar com a complexidade cada vez maior dos desafios empresariais.

Similarmente às atividades humanas que antes demandavam esforço físico e foram sistematicamente substituídas por máquinas, também o ato de processar informações para extrair conhecimento evolui neste sentido.

O tratamento de dados há muito deixou de ser uma atividade "artesanal", restrita a um grupo de especialistas. E também já passou pela sua fase de "produção em massa", apoiada pelos sistemas de business intelligence. Atingimos o estágio de "automação do conhecimento", com o suporte das máquinas inteligentes.

Os sistemas baseados em inteligência artificial estão se tornando cada vez mais acessíveis. Plataformas em nuvem, que contribuíram significativamente para tornar a infraestrutura de TI amplamente disponível, passaram a incorporar recursos como por exemplo de redes neurais, colocando o poder de processar grandes volumes de dados nas mãos de empresas de todos os portes e segmentos.

  1. Criatividade humana:

Existem dois tipos de questões que todos os dias desafiam os executivos: quebra-cabeças e mistérios.

Um quebra-cabeça é um tipo de problema que pode ser solucionado desde que você tenha informações corretas, meios para tratá-las e inteligência para saber o como. O lançamento de um produto pelo seu concorrente é um exemplo de quebra-cabeça.

Já o mistério é mais complexo. Qual produto o seu cliente realmente necessita, por exemplo, é um mistério. A resposta para um mistério simplesmente não existe. Ela tem que ser criada. Nas palavras de Steve Jobs: "O problema é que uma pesquisa de mercado pode revelar o que o seu cliente pensa de algo que é mostrado a ele, ou pode indicar o que o seu cliente deseja como melhoria incremental em algo que já existe. Mas muito raramente o seu cliente pode prever algo que nem ele próprio sabe que deseja."

O papel da criatividade humana na solução desses mistérios é fundamental. Nossa capacidade de compreender as emoções, desejos e necessidades humanas, que são os traços fundamentais da empatia, representa um poderoso recurso do processo criativo e constitui um dos elementos básicos do design thinking.

Para permanecerem competitivas, as empresas devem proativamente automatizar tudo o que for rotineiro e simultaneamente engajar-se em um esforço criativo liberando o potencial humano para a transformação contínua do negócio.

Igor Ramos Rocha, consultor de Empresas em Tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.