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Autostrade Tech, IBM e Fincantieri NexTech implantam IA e IoT para monitorar estrada na Itália

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Uma nova fase no campo de segurança de redes viárias e monitoramento de infraestrutura está começando. ASPI Tech, IBM e Fincantieri NexTech anunciam que o novo sistema digital para monitoramento de infraestrutura civil, baseado no IBM Maximo, já está em operação. O sistema foi desenvolvido pela Autostrade Tech, a subsidiária com foco em tecnologia da Autostrade per l’Italia Group, juntamente com a IBM e a Fincantieri NexTech.

Esta é uma etapa muito importante para o desenvolvimento estratégico digital da Autostrade per l’Italia como gestora de mobilidade integrada. Representa um investimento significativo na digitalização de ativos e procedimentos, mobilidade sustentável, gestão e prestação de serviços inovadores para infraestruturas civis, redes rodoviárias e muito mais.

A nova plataforma de monitoramento usará IBM Artificial Intelligence, drones, IoT e modelagem digital Fincantieri NexTech 3D para oferecer inovação nas atividades de vigilância e monitoramento de mais de 4.500 estruturas gerenciadas pela ASPI, incluindo pontes, viadutos e túneis, obtendo maior eficiência e transparência nesses processos.

Prevê-se que a colaboração firmada entre Autostrade Tech, IBM e Fincantieri NexTech seja disponibilizada ao mercado tanto como serviço como através de modelos locais.

O novo sistema se destina a melhorar o processo de realização de inspeções de infraestrutura civil de várias maneiras principais. Os engenheiros civis poderão realizar inspeções sobre o estado de cada estrutura e acessar informações importantes em campo por meio de um dispositivo móvel que é atualizado quase em tempo real, incluindo cálculos e desenhos do projeto original e intervenções subsequentes; verificações e manutenções programadas; investigações e testes em materiais; e os resultados e detalhes de inspeções anteriores. Essas informações são mantidas em um repositório digital, que coleta informações classificadas por tipo e podem ser consultadas por meio de um aplicativo para adequada usabilidade em campo. Por meio do mesmo dispositivo móvel, o inspetor pode incluir detalhes e fotos de uma inspeção, disponibilizando-os imediatamente para o restante da organização.

O novo software também rastreia e gerencia as diversas etapas necessárias ao atendimento de cada estrutura, desde a realização de vistorias, até o planejamento e execução de manutenções ou atividades de acordo com os critérios prioritários desenvolvidos com o Ministério da Infraestrutura e Transportes ( MIT) O sistema também apresenta tecnologias avançadas Fincantieri NexTech nunca antes usadas nas redes rodoviárias italianas, ou seja, a capacidade de analisar uma estrutura por meio de “gêmeos digitais” tridimensionais. Esses gêmeos digitais reproduzem as características de uma estrutura por meio do uso de drones equipados com scanners topográficos a laser e câmeras de alta resolução, que podem então ser analisados ??por IA para auxiliar na detecção de imperfeições. Este modelo de detecção visual de defeitos foi desenvolvido especificamente para apoiar os técnicos no reconhecimento e classificação de defeitos e no planejamento das atividades de manutenção.

O uso de Digital Twins permitirá a implementação de um modelo inovador de monitoramento instrumental, que utiliza sensores Fincantieri NexTech Industrial IoT e soluções tecnológicas de última geração e permitirá a análise das tendências dos parâmetros estáticos e dinâmicos da engenharia estrutural, bem como o desenvolvimento de algoritmos para avaliar uma estrutura em uso e durante as atividades de manutenção. Até 2021, um novo sistema de pesagem dinâmica deverá ser introduzido para monitorar os limites de peso autorizados para o sistema viário, bem como o comportamento quase em tempo real da infraestrutura sendo usada por veículos pesados.

A plataforma está em uso hoje em 430 estruturas localizadas nas duas estradas principais de Cassino e Bari na Itália e deve ser estendida até o final do ano para todas as 1.943 pontes e 2.000 viadutos em toda a rede Autostrade por l’Italia. Ao longo de 2021, essas capacidades deverão ser estendidas a todas as pontes, viadutos e a todos os 587 túneis da rede em todo o país.

As tecnologias implantadas pela Autostrade Tech, IBM e Fincantieri NexTech também permitirão a experimentação em nível científico, o que permitirá o desenvolvimento de novos modelos, algoritmos e parâmetros para segurança de infraestrutura. Para apoiar este esforço contínuo, Autostrade Tech criou um Comitê Técnico-Científico, com a participação das Universidades Politécnicas de Trento, Torino, Roma, Nápoles e Milão, com a tarefa de coordenar essas atividades experimentais, e definir novos procedimentos operacionais que serão posteriormente acordados com o Ministério dos Transportes da Itália. O primeiro projeto de pesquisa será dedicado ao uso de sensores modernos no monitoramento do comportamento da infraestrutura sob determinadas condições.

“Estamos trabalhando duro e apaixonadamente para implementar uma transformação radical na Autostrade per l’Italia que inclui inovação tecnológica, digitalização de infraestrutura, melhoria da sustentabilidade ambiental e serviços de mobilidade. Conectando nossas redes em todo o território em conformidade com as diretrizes locais, continuamos a avançar a nossa visão de nos tornarmos um operador integrado de mobilidade a nível europeu. A segurança da infraestrutura que gerimos continua a ser o nosso primeiro e fundamental objectivo. Gostaria de agradecer à equipa Autostrade Tech pelo trabalho e à IBM e Fincantieri pelo apoio nos deram. Juntos, esperamos disponibilizar a nova plataforma para os mercados europeu e internacional “, disse Roberto Tomasi , CEO da Autostrade per l’Italia.

“Tecnologias como inteligência artificial, aliadas a renomada expertise em engenharia civil podem nos ajudar a enfrentar a maioria dos desafios que encontramos durante esta transformação, auxiliando os operadores na gestão mais eficiente de nossa infraestrutura civil. Em particular, o projeto com Autostrade Tech e Fincantieri NexTech visa para apoiar operadores e profissionais na tomada de decisões melhores, mais eficazes e eficientes. Esta inovação, baseada no IBM Maximo Application Suite, trará benefícios reais que o país necessita hoje. Continuaremos a trabalhar com a IBM Research, bem como com parceiros estratégicos especializados em engenharia de infraestrutura civil e avaliação de avanços em nossas ferramentas Essas ferramentas de engenharia civil continuarão a se tornar cada vez mais poderosas na detecção de falhas e na avaliação de riscos.Esperamos entregar aprimoramentos de IA avançados adicionais em meados de 2021 e continuaremos a aprimorá-los ao longo do tempo “, disse Enrico Cereda , presidente e CEO da IBM Itália.

O CEO da Fincantieri, Giuseppe Bono, comentou:  “Este acordo confirma a estratégia da Fincantieri de expandir nossas competências, um caminho que ao longo do tempo nos permitiu fortalecer o Grupo e trabalhar sempre em conjunto com parceiros líderes, como Autostrade e IBM. Temos uma riqueza extraordinária de know-how em muitas áreas, adquirido através da gestão de processos e projetos de grande complexidade e por isso orgulhamo-nos, pelo alto nível tecnológico que expressamos, de contribuir para o objetivo de redes cada vez mais seguras”.

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