5 dicas para não ser vítima de um ciber ataque nas compras da Black Friday e Natal

0

Um estudo da empresa de segurança digital Kaspersky mostrou que, nas semanas que antecederam a última Black Friday, os ataques de phishing aumentaram em 9%. Dados da companhia registraram 196 tentativas de golpe por minuto na América Latina. O phishing é o mais comum ataque usado por hackers para roubar senhas e credenciais de acesso, assim como para clonar cartões de crédito de compradores na internet.

Com crescimento do e-commerce a cada ano – acelerado ainda mais durante a pandemia –, a tendência é que crimes virtuais nesta época do ano também se ampliem. Para evitar que o consumidor seja vítima destes ataques, listei algumas dicas para se prevenir contra possíveis golpes podem ser essenciais. Confira:

Atenção é a palavra-chave

Alguns ataques bastante populares como o phising, golpe que engana as vítimas com sites e aplicativos falsos, crescem cada vez mais nesta época do ano. As tentativas nessa modalidade podem chegar por diversos meios, como SMS, e-mail, aplicativos de mensagens e falsas atualizações. Basta que a vítima clique em um link malicioso e digite informações em uma página falsa para que o hacker consiga acessar os dados inseridos na plataforma clonada. A utilização de soluções de segurança junto com a adoção de boas práticas preventivas é o melhor caminho para a proteção.

Sempre conferir

É fundamental analisar com muita atenção a URL das empresas e dar preferência pelo site oficial da marca do e-commerce, evitando clicar em links que foram compartilhados por terceiros e lojas não-oficiais. No caso de dúvidas, o site Vírus Total é uma ótima ferramenta para confirmar a veracidade do portal. A URL de um site malicioso costuma ser, praticamente, igual à do oficial. Para confundir os consumidores, eles costumam alterar no máximo uma letra ou algum número, o que torna a verificação mais complexa. Vale frisar que o uso da plataforma Vírus Total deve ser feito com o cuidado de não clicar no link suspeito.

Desconfie de promoções milagrosas

A Black Friday torna a época ainda mais vulnerável, pois já é esperado que as empresas comercializem os seus produtos com preços bem abaixo do mercado. No entanto, é importante desconfiar de descontos extremamente altos como os apresentados em "Ofertas Relâmpago" e "Promoção Imperdível". Caso fique com alguma dúvida, verifique os veículos de comunicação oficiais das lojas, como redes sociais e site, e entre em contato com o SAC.

Cartão virtual

Uma alternativa para trazer mais segurança na hora das compras é gerar um cartão de crédito virtual que funciona apenas para um número estabelecido e limitado de compras pela internet. O tempo de validade também é curto, pode durar entre um dia e 48 horas.

Ele oferece uma proteção a mais contra golpes virtuais, sites falsos, fraudes e clonagens, especialmente no momento de informar os dados pessoais para compras pela internet. A duração do cartão de crédito virtual é de 24h. Vale lembrar que caso venha acontecer de cair em algum golpe, recomenda-se entrar em contato com administradora do cartão de crédito para que seja cancelado imediatamente. Desta forma, é possível evitar que os dados do cartão sejam utilizados em outros sites de compra.

Esperar para fazer atualizações

A maioria das pessoas não gosta de parar e esperar para fazer atualizações. Contudo, não atualizar softwares e smartphones facilita o caminho de possíveis invasores, já que as novas versões apresentam correções e melhorias relacionadas principalmente a segurança. Com bastante frequência um programa ou sistema operacional é lançado e, depois disso, são descobertas falhas de vulnerabilidades para possíveis ataques.

As atualizações têm a finalidade justamente de corrigir esses problemas. Quando o usuário não atualiza esses sistemas, ela mantém os erros já conhecidos que podem ser explorados mais facilmente por hackers mal-intencionados, principalmente em datas onde o volume de tráfego online pode crescer exponencialmente.

Shahaf Levi, hacker ético e professor da CySource.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.