Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Pesquisa aponta as principais vulnerabilidades do varejo

Pesquisa aponta as principais vulnerabilidades do varejo

0
Publicidade

Com crescimento recorde das vendas em 2020, o e-commerce deve obter bons resultados na Black Friday deste ano também – segundo pesquisa encomendada pelo Google à consultoria Ipsos, 64% dos brasileiros têm intenção de comprar no evento este ano.

Contudo, quanto maior a digitalização dos negócios, maior é o risco de ataque cibernético. E o ransonware (tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado e só o libera após pagamento de resgate) continua a ser a principal ameaça cibernética.

Um estudo da Aon aponta que os custos comerciais globais associados a este tipo de malware cheguem aos US$ 20 bilhões em 2021. Vale lembrar que recentemente diversos negócios dos mais variadores setores sofreram com esse tipo de ataque. Como a varejista Renner, que em agosto teve suas operações interrompidas, com seu site (incluindo loja virtual) e aplicativo ficando fora do ar após ataque hacker.

Outros dados detectados na edição mais recente deste estudo, o Cyber Security Risk Report, mostram que:

– Apenas duas em cada cinco organizações estão preparadas para navegar em novas exposições decorrentes da rápida evolução digital;

– 17% das empresas relatam ter medidas de segurança de aplicações adequadas;

– Passando para o risco de terceiros, apenas 21% têm medidas de base para supervisionar fornecedores críticos;

A Aon trabalha com soluções para riscos cibernéticos no País há mais de 6 anos e é uma das líderes desse mercado. Uma das novidades neste ano é a disponibilização para clientes brasileiros de um assessment global, o CyQu, que avalia o nível de segurança cibernético das companhias em oito áreas críticas de controle, como: segurança dos dados, sistemas e pontos de acesso, controle de acesso, terceiros, resiliência corporativo, entre outros.

A classificação CyQu média para organizações de varejo em todo o mundo é 2.4 / 4 (básico), com destaque para alguns dados globais:

– Apenas 24% das organizações de varejo adotaram medidas adequadas de continuidade de negócios e recuperação de desastres para a ameaça crescente de ataques de ransomware;

– 36% dos varejistas indicam que são extremamente vulneráveis à sobrecarga da rede e ataques de negação de serviço (DoS). Por outro lado, 20% relatam maturidade avançada;

– Mais da metade (58%) têm medidas de segurança inadequadas de terceiros, revelando a necessidade dos varejistas melhorarem sua capacidade de selecionar e integrar terceiros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile