Publicidade
Início Notícias Gestão Minas tem novo Portal do Cidadão

Minas tem novo Portal do Cidadão

0
Publicidade

O Estado de Minas Gerais decidiu integrar suas informações em um novo site, com o objetivo de agilizar o atendimento aos cidadãos nas várias secretarias do Governo. Atualmente, o projeto conta com 75 mil usuários e 30 mil acessos diários.

O Estado precisava alinhar o atendimento via internet com o mesmo nível de informação e interatividade oferecido pelo Call Center, o Lig Minas. Além disso, conteúdos relativos à atual gestão, notícias relevantes do Estado e dados para empreendedores e servidores públicos se tornaram essenciais para a administração.

?Nós redefinimos a arquitetura de informação do site. Uma das grandes mudanças foi a busca por assuntos. Ao invés do cidadão procurar pelas pastas do governo, o que é muito comum nos portais governamentais, resolvemos passar para uma linguagem mais fácil e acessível, focando em assuntos de interesse do cidadão, como impostos, abertura de empresas, serviços ao servidor público, entre outros?, explica Marconi Martins Laia, diretor de Governança Eletrônica do Governo de Minas.

O instituto Brisa foi responsável pela criação e desenvolvimento de uma solução com regras e ferramentas de manutenção, para transparência na atualização e totalmente integrada com o público. O principal desafio, segundo o Instituto, foi promover uma interface ágil na localização dos serviços, de maneira simples e direta.

Através de visitas à Secretaria da Fazenda, Defesa Social, Saúde, Educação, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Companhia de Tecnologia da Informação do Estado e Minas Gerais, os especialistas da Brisa levantaram os dados para criar um mapa que o Estado deveria utilizar, para atingir melhor o uso dos recursos de TI e comunicação de acordo com o cumprimento das metas do governo.

Linha da Vida

Com a reformulação, o Governo de Minas trouxe para os portais públicos brasileiros o conceito ?Linha da Vida?, que dispõe de informações agrupadas de acordo com a faixa etária dos cidadãos. O modelo foi baseado em conceitos explorados pelos governos dos Estados Unidos, Grã Bretanha e Canadá. De acordo com Renata Vilhena, secretária Adjunta de Planejamento e Gestão, o novo portal criou uma identidade visual própria, mas com compatibilidade com a política de comunicação social do Governo do Estado.

Dentre outros serviços, o sistema Web disponibiliza a facilidade de navegação, ferramenta para Gerenciamento de Conteúdo, acesso para os cidadãos aos órgãos públicos, preservação de estrutura funcional, grupos de serviços e informações por gênero e notícias em tempo real.

?O desenvolvimento de aplicativos adicionais para tornar o portal num sistema totalmente integrado e diferenciado, caracteriza a comunicação on line como uma das melhores formas de troca de informações e resolução de pendências. Nossa experiência no mercado de tecnologia permitiu promover a agilidade e facilitar o acesso para o cidadão e melhoria nas atividades internas do próprio governo. A personalização garantiu a agilidade e trouxe retornos palpáveis e satisfatórios para todas as partes envolvidas?, comemora Paulo Toledo, presidente da Brisa.

Para conseguir alcançar todas as metas traçadas antes da implantação do site, a área de TI do Governo de Minas está realizando treinamentos intensivos com todos os servidores dos órgãos e entidades públicas do Estado.

?Um dos grandes desafios é a diminuição na demanda de call center. Mas conseguimos alcançar a maioria dos objetivos como: disponibilidade de grande quantidade de informações, consolidar a Internet como um canal de relacionamento entre Governo e cidadão, transparência na gestão, aumento da eficiência de serviços prestados e uso da tecnologia de maneira democrática e focada no atendimento qualitativo?, conclui Laia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile