A LG Electronics divulgou os resultados ? ainda não auditados ? do último trimestre do ano passado, encerrado em 31 de dezembro. As vendas da empresa no período totalizaram 5,52 trilhões de won coreanos (KRW) ? equivalentes a US$ 5,86 bilhões ?, o que representou uma queda de 8,8% em relação aos cerca de KRW 6,05 trilhões (US$ 6,39 bilhões) obtidos no trimestre anterior e de 11% em relação aos KRW 6,18 trilhões (US$ 5,96 bilhões) do ano anterior.
A razão do recuo é atribuída pela empresa ao rígido controle de inventário no fim de ano e à menor venda de produtos com display da matriz da LG. As cifras globais, abrangendo as subsidiárias no exterior, cresceram 9,8% em relação ao trimestre anterior. No entanto, o lucro operacional registrou perda de KRW 43 bilhões (US$ 46 milhões).
As vendas da matriz no ano totalizaram KRW 23,2 trilhões (US$ 24,2 bilhões), 3% a menos que no ano anterior. O lucro líquido foi KRW 212 bilhões (US$ 222 milhões). Em termos globais, as vendas aumentaram 3% em comparação aos KRW 35,5 trilhões (US$ 34,7 bilhões) anteriores, totalizando KRW 36,7 trilhões (US$ 38,46 bilhões). As vendas consolidadas, incluindo as subsidiárias, aumentaram 4% em relação aos KRW 44,4 trilhões (US$ 43,41 bilhões) registrados no ano anterior, chegando a KRW 46,2 trilhões (US$ 48,4 bilhões).
Na área de Mobile Communications a receita com celulares atingiu KRW 2,18 trilhões (US$ 2,33 bilhões), um crescimento de 2,9% na comparação com o trimestre anterior, mas representou uma queda de 10,8% em relação ao ano anterior. A LG comercializou 17 milhões de celulares (8,9 milhões CDMA; 6,2 milhões em GSM; 1,8 milhão em WCDMA), totalizando 64,4 milhões de unidades em 2006. O bom desempenho na América do Norte foi impulsionado pelos aparelhos WCDMA ? os mercados da Europa, Ásia e regiões do Oriente Médio e África lideraram em GSM. O lucro operacional caiu 1% ? de 3,7% para 2, 7% ? em relação ao trimestre anterior em conseqüência da redução nos preços de alguns produtos estratégicos.
As vendas da unidade Digital Display totalizaram KRW 1,20 trilhão (US$ 1,27 bilhão), o significou um forte queda, de 13,9%, em relação ao ano anterior devido ao aumento na defasagem de preços e ao controle do inventário no fim do ano. A forte concorrência no mercado de painéis LCD no segmento de 40 polegadas, segundo a empresa, foi responsável pela queda nas vendas de painéis de plasma e pela perda no lucro operacional. O desempenho de TVs plasma e LCD, tendo como base o número de unidades vendidas, cresceu 55% e 72%, respectivamente, em relação ao trimestre anterior.
As vendas de produtos de mídia e informática da unidade Digital Media foi 0,3% menor que no trimestre anterior, totalizando KRW 657 trilhões (US$ 700 bilhões), enquanto que as da unidade Digital Appliance cresceram 5,8% em relação ao ano anterior, totalizando KRW 1,31 trilhão (US$ 1,39 bilhão).
A meta de vendas global da LG para este ano é de KRW 40 trilhões (US$ 44,5 bilhões) e a meta da matriz é de KRW 24 trilhões (US$ 26,7 bilhões), o que representa um aumento de 9% e 3%, respectivamente, em relação aos desempenhos de 2006. As perspectivas da empresa para este ano são conquistar um crescimento lucrativo e aumentar a participação no mercado GSM.