Apps de autenticação biométrica devem superar 770 mi de downloads por ano até 2019

1

Mais de 770 milhões de aplicativos de autenticação biométrica deverão ser baixados anualmente até 2019, contra apenas seis milhões de downloads neste ano, de acordo com relatório da Juniper Research. O número, se confirmado, reduzirá drasticamente a dependência de senhas alfanuméricas no mercado de telefonia móvel.

De acordo com o estudo, a implantação de técnicas de autenticação biométrica de alto nível irá impulsionar a adoção mais ampla de aplicativos deste tipo. A consultoria salienta que a combinação do sensor biométrico desenvolvido pela Apple, o Touch ID, aliado a tokenização em pagamentos via NFC (Near Field Communications) como um exemplo-chave a este respeito.

Ainda segundo o relatório, a autenticação via impressão digital irá representar a esmagadora maioria desses aplicativos, no médio prazo, impulsionada pelo aumento da implantação de scanners de impressões digitais dentro de smartphones. No entanto, o relatório constata que outras formas de identificação biométrica que não exigem hardware incorporados também estão surgindo, como o aplicativo ERGO, que permite desbloquear a tela de um celular Android encostando-o na orelha, e o serviço de autenticação de voz da Nuance.

Vantagens

Um dos principais benefícios da biometria identificado pelo relatório é a sua capacidade em melhorar a acessibilidade, reduzindo as taxas de rejeição de sistemas de autenticação. Além da segurança reforçada, aplicações biométricas podem melhorar a experiência do usuário, tornando-a de baixo atrito e fácil para o consumidor ao fazer transações.

A pesquisa também afirma que, na medida em que os consumidores procuram reduzir a probabilidade de seus perfis de mídia social serem invadidos, prestadores de serviços como o Facebook podem se voltar para a digitalização facial para agregar valor através de uma maior segurança de autenticação.

No entanto, o estudo alerta que ainda há uma real necessidade de explicar aos consumidores sobre a segurança das tecnologias biométricas, mais do que as de autenticação alfanumérica, alertando que a educação pública será necessária para potencializar o uso de tais tecnologias.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.