Agências bancárias sem dinheiro reduzirão a necessidade de segurança?

0

Em quase todo o mundo, o modelo de agências bancárias tal e qual conhecemos hoje está passando por uma transformação. O número de pessoas que passa a preferir transações via máquinas de autoatendimento, internet ou até celular ao invés de fazer suas operações através das tradicionais agências bancárias cresce exponencialmente. É uma oportunidade para os bancos aumentarem sua eficiência operacional, reestruturarem sua estratégia de canais e revisarem o tipo de serviços oferecidos por suas agências tradicionais. Um passo nesta direção é transformar algumas agências em locais totalmente sem papel-moeda que prestariam apenas consultorias e serviços similares enquanto os clientes seriam direcionados a serviços de autoatendimento para retirada ou depósito de dinheiro.

Este fenômeno já é realidade em alguns lugares do mundo, como na Suécia, onde três dos quatro principais bancos têm um significativo número de agências "sem dinheiro". O sueco Nordea tem aproximadamente 50% de suas agências neste modelo, enquanto seu copatriota SEB alcança a marca de 60%.

Apesar de a Suécia estar atualmente com um cenário bastante diferente de outros mercados bancários tradicionais, há mais exemplos ao redor do mundo em que o modelo começa a ser implantado. O National Irish Bank** adotou agências sem transações em dinheiro desde novembro de 2011, e o First National Bank (FNB) abriu suas primeiras agências sem moeda em espécie em Johanesburgo em 2012.

A principal razão para adoção de bancos sem moeda em espécie é que manusear dinheiro é muito caro e há um custo bastante significativo para as agências que usam papel-moeda em comparação com as que escolhem trabalhar com transações sem dinheiro em espécie. Isso sem contar o enorme risco para segurança representado pelas notas. Assim, atrás de redução de custos e riscos, os bancos optam cada vez mais por transferir operações com moeda em espécie para máquinas de autoatendimento e caixas automáticos.

Outro exemplo é o Bank Audi, no Líbano, que começou a trocar suas agências tradicionais por unidades sem papel-moeda simplesmente por causa do melhor custo-benefício. O custo de um banco tradicional é 15 vezes maior que o custo de suas agências denominadas NOVO, que não têm dinheiro em espécie, nem operadores de caixa.

No entanto, apesar da eficiência do novo modelo, é extremamente importante ressaltar que a necessidade por segurança em agências bancárias não diminui mesmo quando se evita transacionar dinheiro em espécie nos locais. As razões são várias.

Dinheiro não se resume em cédulas e moedas. Os bancos continuam e continuarão a transacionar uma quantidade enorme de dinheiro eletrônico todos os dias e os requerimentos por segurança em torno dessas operações são bastante altos. Os bancos são obrigados a cumprir regulamentações internas e externas de recursos humanos, sindicatos, etc – e essas regras não são modificadas rápida ou facilmente.

Em segundo lugar, quem rouba bancos nem sempre é parte do crime organizado – algumas vezes são meros indivíduos agindo por desespero ou impulso. Assim, assaltos a bancos continuam a ocorrem em agências sem dinheiro em espécie já que nem sempre os ladrões sabem que aquela unidade não tem papel-moeda.

Em paralelo, há um aumento no número de ameaças contra profissionais bancários, especialmente em agências que não manuseiam papel-moeda e são principalmente focadas em consultoria. A quantia limitada de dinheiro gera frustração, sem contar as consultas que possam levar a investimentos ruins graças às oscilações normais das bolsas de valores. Há um número enorme de razões para um banco, mesmo sem papel-moeda, ser alvo de violência. Bancos necessitam monitoramento constante para inibir crimes ao mesmo tempo em que estão prontos a identificar indivíduos que ameacem seus funcionários.

Outra razão é que assaltos a bancos não se limitam a ameaças a agências bancárias. Uma fraude interna também é um risco possível e facilmente descoberto e até inibido por câmeras de monitoramento. Monitoramento ainda é necessário para refrear atos de vandalismo, outro problema que os bancos enfrentam diariamente.

Finalmente, a observância também precisa ser levada em consideração quando legislações obrigarem o uso de câmeras independentemente de a agência bancária transacionar ou não dinheiro em espécie.

Naturalmente, outro lado importante é a possibilidade que um sistema de câmeras inteligentes tem de alertar departamentos ou instituições específicas (como a polícia) quando os crimes estão em curso ou prestes a acontecer. Monitoramento bancário via vídeo permite desde produção de provas até prevenção de delitos. Graças a uma plataforma flexível, o sistema de câmeras IP é eficiente em ambientes em constante mudança como uma agência bancária, permitindo que as instituições financeiras fiquem à frente dos crimes e continuem evoluindo para um futuro totalmente seguro.

**National Irish Banks é do 2012 Danske Bank

Jenny Månsson é diretora de desenvolvimento de negócios para Bancos da Axis Communications.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.