Publicidade
Início Blogueria Gerenciamento de Configuração não impede o erro, mas aumenta os acertos

Gerenciamento de Configuração não impede o erro, mas aumenta os acertos

0
Publicidade

A pergunta que todo executivo faz quando se depara com a necessidade de decidir sobre a compra ou não de qualquer ferramenta é se ela eliminará todos os erros que o tiram o sono. É claro que a resposta para ele é sempre sim, mas todos, inclusive o próprio executivo, sabem que não é verdade.

A maneira pela qual deveria ser apresentada uma solução de gerenciamento de configuração não é como a salvadora da pátria e que depois dela nunca mais teremos problemas. A maneira correta da apresentação é quantos problemas deixaremos de ter com a implantação da ferramenta.

A ferramenta por si só não impede o erro, até porque, sendo uma ferramenta, é necessária a intervenção humana para ser configurada. Quanto melhor estiverem os processos e os detalhes de cada sistema configurado e testados na ferramenta, menos será a incidência de erro no momento do deploy.

Mudar os padrões de preocupação de toda área de TI é o grande apelo para quem deseja implantar uma ferramenta de gerenciamento de configuração, atualmente as empresas que não possuem este tipo de ferramenta mal consegue acreditar que é possível viver em um ambiente administrado e previsível sem os solavancos e falta de previsibilidade causados pelos ambientes que são geridos manualmente.

O grande desafio não é implementar e operacionalizar a ferramenta, mas sim conseguir convencer os descrentes sentados nas cadeiras de decisão que é possível atingir ótimos resultados e uma redução drástica dos erros com a implantação da ferramenta. Além dos pessimistas de plantão no board, é comum encontrar outros pessimistas espalhados pelas áreas de TI. Estes, por medo de perder o emprego, atacam veementemente a aquisição de uma ferramenta que diferente do que pensam, não irão tirar o seu emprego, pelo contrário, aumentarão suas possibilidades de crescimento.

Uma dica importante é o convencimento multidirecional; para o board, apresentar a redução de custos com a implantação da ferramenta, principalmente se ela for adquirida no modelo de serviços continuados e não de investimento na compra de licença. Desta maneira, uma análise simples dos custos com horas extras do último ano com deploys normalmente é o suficiente para mostrar a economia.

Na outra direção, mostrar as possibilidades de crescimento profissional para os técnicos que acreditam que a implantação de uma ferramenta irá colocar em risco seu emprego. E isso, tanto para o time de operação quanto para o time de suporte. Ambos já integraram em seus salários as horas extras provenientes das horas gastas para recuperar o ambiente que foi descontinuado com um deploy mal sucedido.

Alberto Marcelo Parada, formado em administração de empresas e análise de sistemas, com especializações em gestão de projetos pela FIAP. Já atuou em empresas como IBM, CPM-Braxis, Fidelity, Banespa, entre outras. Atualmente integra o quadro docente nos cursos de MBA da FIAP, além de ser diretor de projetos sustentáveis da Sucesu-SP.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile