Publicidade

    Relatório mostra tendências das tecnologias que vão ampliar as capacidades humanas

    0
    Publicidade

    As pessoas têm o poder de moldar e aplicar a tecnologia para criar uma mudança positiva, melhorar vidas e transformar negócios e a sociedade. É o que diz o Accenture Technology Vision 2017, o relatório anual da Accenture que prevê as tendências tecnológicas mais significativas que serão aplicadas para revolucionar negócios nos próximos três anos.

    O tema do relatório deste ano, “Tecnologia para as Pessoas – A Era da Empresa Inteligente” é uma call to action para líderes ativamente projetarem e direcionarem esta ferramenta de forma a aumentar e amplificar as capacidades humanas. O relatório afirma que estamos começando a ver o surgimento da tecnologia para as pessoas, pelas pessoas — o que antecipa as nossas necessidades e oferece experiências hiper-personalizadas.

    “O ritmo de mudança da tecnologia é impressionante, resultando nos maiores avanços desde o início da Era da Informação,” diz Paul Daugherty, Chief Technology & Innovation Officer da Accenture. “Da mesma forma que ela transforma a maneira como trabalhamos e vivemos, levanta importantes desafios sociais e cria novas oportunidades. Em última análise, as pessoas estão no controle de criar as mudanças que afetarão nossas vidas, e estamos otimistas que líderes responsáveis e responsivos garantam o impacto positivo das novas tecnologias.”

    A Accenture entrevistou mais de 5.400 executivos de negócios e de TI em todo o mundo. Quase nove em cada 10 entrevistados (86%) disseram que, embora as tecnologias individuais estejam evoluindo rapidamente, é seu efeito multiplicador que está criando avanços na inovação.

    O relatório Technology Vision detalha como — com os avanços na inteligência artificial, a Internet das Coisas e o Big Data Analytics — os seres humanos podem agora desenhar uma tecnologia que seja capaz de aprender a pensar mais como pessoas e constantemente alinhar e ajudar a progredir em seus desejos e necessidades. Essa abordagem centrada no homem compensa para as empresas, já que as líderes vão transformar suas relações de fornecedor para parceiro — e, ao mesmo tempo, se modificando internamente.

    A CVS Health é um exemplo de empresa que estabeleceu uma abordagem centrada nas pessoas – neste caso, para melhorar a saúde. Seu aplicativo móvel compatível com o smartwatch define lembretes personalizados de clientes para que tomem certa medicação, envia instantaneamente fotos de suas receitas para agilizar o processo e examina seu seguro-saúde, para que os funcionários de farmácias estejam a par das informações atualizadas. Em uma indústria há muito associada a interações impessoais e, em tempos de espera, empresas como a CVS Health estão capacitando indivíduos a serem mais empoderados sobre seus cuidados pessoais com a própria saúde, enquanto constrói relações mais próximas entre pacientes e médicos.

    5 Tendências

    O Technology Vision identifica cinco tendências emergentes de tecnologia que são essenciais ao sucesso do negócio empresarial na economia digital de hoje:

    IA é o novo IU – A Inteligência artificial (AI) está ganhando maturidade, resolvendo problemas grandes e pequenos com a realização de interações simples e inteligentes. A IA está se tornando a nova interface de usuário (IU), sustentando a forma como transacionamos e interagimos com os sistemas. Setenta e nove por centro dos entrevistados concordam que a IA revolucionará a forma como obtemos informações dos clientes e interagimos com eles.

    *Projeto para os Seres Humanos – As decisões quanto ao projeto da tecnologia estão sendo feitas pelos seres humanos, para os seres humanos. A tecnologia adapta-se à forma como nos comportamos e aprende a partir de nós para melhorar nossas vidas, tornando-as mais ricas e gratificantes. Oitenta por centro dos executivos entrevistados concordam que as organizações precisam entender não somente onde as pessoas se encontram hoje, mas também onde desejam estar — e moldar a tecnologia para atuar como seu guia à realização dos resultados desejados.

    *Ecossistemas como Macrocosmos Empresas de plataforma que fornecem um ponto único de acesso a vários serviços têm quebrado completamente as regras de como as empresas operam e competem. As companhias não só precisam de uma estratégia de plataforma, mas de uma abordagem de ecossistema rica e robusta para liderar nesta nova era de inteligência. Já mais de um quarto (27%) dos executivos pesquisados relatou que os ecossistemas digitais estão transformando a maneira como suas organizações entregam valor.

    *Mercado de Trabalho – O número de plataformas de trabalho sob demanda e soluções de gerenciamento de trabalho on-line está aumentando. Como resultado, empresas líderes estão dissolvendo hierarquias tradicionais e substituindo-as com mercados de talentos que, por sua vez, estão conduzindo a mais profunda transformação econômica desde a Revolução Industrial. Caso em questão: 85% dos executivos entrevistados disseram que pretendem aumentar em sua organização a utilização de trabalhadores freelance independentes durante o próximo ano.

    *O Desconhecido – Para ter sucesso na economia digital orientada ao ecossistema de hoje, as empresas devem aprofundar-se em um território desconhecido. Em vez de se concentrar unicamente na introdução de novos produtos e serviços, devem pensar de forma muito maior — aproveitando oportunidades para estabelecer regras e normas para indústrias inteiramente novas. Na verdade, 74% dos executivos entrevistados disseram que sua organização já está entrando em novos segmentos inteiramente digitais que ainda precisam ser definidos. 

    Metodologia

    O Technology Vision da Accenture é desenvolvido anualmente pelo Accenture Labs. Para o relatório de 2017, o processo de pesquisa incluiu a coleta de inputs do Conselho Consultivo Externo do Technology Vision, um grupo composto por mais de 25 indivíduos experientes dos setores público e privado, universidades, empresas de capital de risco e organizações empreendedoras. Além disso, a equipe responsável pelo Tech Vision realizou entrevistas com estrelas da tecnologia e especialistas do setor, bem como com cerca de 100 líderes de negócios da Accenture.

    Em paralelo, a Accenture Research conduziu uma pesquisa on-line global com mais de 5.400 executivos de negócios e de TI por 31 países e 16 segmentos para capturar insights quanto a adoção de tecnologias emergentes. A pesquisa ajudou a identificar as questões-chave e prioridades para a adoção de tecnologia e investimento. Os entrevistados eram, em sua maioria, executivos e diretores C-Level, com alguns direcionamentos funcionais e linha de negócios, em empresas com receitas anuais de pelo menos US$ 500 milhões, com a maioria das empresas com faturamento anual superior a US$ 6 bilhões.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile