Publicidade
Início Blogueria O potencial ainda inexplorado do OTT

O potencial ainda inexplorado do OTT

0
Publicidade

Nada mostrou mais o papel central do streaming de vídeos do que a crise causada pela pandemia da Covid-19, durante a qual bilhões de pessoas ao redor do mundo permaneceram em casa, grudadas diante de suas telas. Com a receita do segmento prevista para fechar em US$ 184,2 bilhões globalmente até 2027, e grandes nomes como Disney, HBO e Amazon investindo pesadamente no setor, a mídia Over The Top (OTT) está se tornando rapidamente uma categoria importante para desenvolvedores de aplicativos e anunciantes

Quando pensamos em OTT, o que vem à mente é televisão conectada à internet. No entanto, seja na sala de estar ou na rua, o mobile é uma parte importante do setor Over The Top. Um relatório do eMarketer revelou que 63% dos consumidores nos Estados Unidos acessam esse formato sobretudo pela TV. O mobile vem em segundo lugar, com 11,6%.

Contudo, ao examinar o período que um usuário dedica ao streaming nesse modelo e em dispositivos mobile, notou-se que a OTT é responsável por quase um quarto do tempo gasto total assistindo a um programa. Isso significa que a audiência mobile gasta mais horas do que a média assistindo a conteúdos OTT.

Esse ecossistema continua crescendo, assim como a competição por espectadores. Após dez anos de quase total domínio, a Netflix tem agora concorrentes de grande porte. O OTT não é mais um nicho, mas sim um mercado massificado.

Quando a concorrência aumenta, a pressão sobe — especialmente para os profissionais de marketing. Em um ecossistema tão acirrado, a mensuração se torna essencial. Gestores de User Acquisition (UA) para serviços OTT — e anunciantes procurando capitalizar em cima desse crescimento — precisam ser mais críticos em relação a quais fontes estão gerando lifetime value de clientes. Poder mostrar o desempenho é um elemento crucial.

Mais publicidade está migrando para canais OTT

O que está acontecendo em OTT é um microcosmo das tendências no setor publicitário em geral. Enquanto a Covid-19 virou de cabeça para baixo o que antes era dado como certo, a publicidade está encarando desafios sem precedentes em todas as plataformas. No mobile, instalações e sessões em aplicativos de entretenimento vivenciam um crescimento positivo conforme o mundo pratica o distanciamento social.

No mundo pós-Covid, as pessoas terão de priorizar seus gastos — e as assinaturas geralmente são as primeiras a passar por cortes. As plataformas OTT precisarão se adaptar a essa nova realidade. É improvável que os consumidores continuem assinando diversos canais. É mais provável que haja colocação de produtos e modelos freemium no médio e longo prazo.

Um mix de marketing mais diversificado para o OTT

Atualmente, as opções são limitadas para os aplicativos que podem estar interessados no espaço OTT. Entretanto, com a verba mais curta, os consumidores estão tomando decisões com suas carteiras, e os vídeos sob demanda (AVOD) suportados por anúncios estão vendo um crescimento enorme durante a crise atual, com um aumento de 148%. Por isso, o problema de inventários baixos é algo que mudará no futuro.

No longo prazo, veremos mais anúncios em OTT, estejam eles na janela de streaming ou expostos em objetos ou banners dentro de uma plataforma. A TV é uma parte tão central da nossa cultura que o setor OTT não pode ser ignorado pelos profissionais de mobile marketing.

Marco Antonio Cavallo, gerente de parcerias da Adjust para o mercado latino-americano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile