Prefeitura Municipal da Serra adota hiperconvergência para garantir serviços essenciais à população

0

A Nutanix foi escolhida pela Prefeitura Municipal da Serra (maior município do Estado do Espírito Santo com mais de 500 mil habitantes) para prover solução de hiperconvergência (HCI) com objetivo de garantir a continuidade dos serviços essenciais à população do município da Serra, por meio de um ambiente tecnológico de alta disponibilidade.

Iniciado em, o projeto levou cerca de dois meses e incluiu a migração de 40 servidores para o ambiente Nutanix, com soluções HCI Nutanix AOS e Nutanix Prism Pro. Nele, foi disponibilizado infraestrutura para rodar aplicações/serviços essenciais ao município para os setores da Educação, Saúde Pública etc. Ao todo, 43 unidades de saúde, 142 escolas e outras 25 localidades se beneficiaram do novo ambiente HCI, como por exemplo, unidades responsáveis pelo sistema tributário e arrecadação do município; sistema de RH vinculado à administração pública e outras.

Cenário anterior

A prefeitura municipal da Serra tinha um cenário de ambiente virtualizado baseado em KVM que não possuía hardware integrado. Utilizavam uma plataforma de gerenciamento de virtualização de servidor de código aberto. De acordo com Robson Limaverde Valença, subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura da Serra, esse ambiente se baseava principalmente em dois sites grandes, o da sede, com cerca de mil computadores, e o do Pró-Cidadão, local de atendimento ao público, com aproximadamente 700 máquinas – além de 300 outros pontos integrados com fibra ótica dentro do município.

Todo o ambiente estava centralizado na sede da prefeitura e a grande demanda foi justamente evitar a parada dos serviços em caso de algum problema ou da necessidade de reparos e manutenção. Neste sentido, a hiperconvergência foi o primeiro passo da prefeitura na construção de uma nuvem privada com latência baixa, buscando viabilizar o fornecimento de diversos serviços à população sendo a plataforma da Nutanix o alicerce de tudo.

Principais benefícios

Segundo Limaverde, antes da migração dos servidores para o ambiente Nutanix, qualquer manutenção de hardware paralisava o sistema. Hoje, em caso reparo, é possível deixar todo o sistema de Saúde, por exemplo, em pleno funcionamento de forma ininterrupta, deixando os serviços essenciais sempre disponíveis à população.

Da mesma forma ocorre com a Secretaria de Educação. Pois, a prefeitura não tinha capacidade de processamento para atender todas as escolas do município. Após a implementação das soluções Nutanix, o sistema de Educação (interno e de atendimento a pais e alunos) foi incluído ao ambiente de hiperconvergência e, hoje, conta com alta disponibilidade e desempenho em toda a sua rede municipal.

No que tange à redução de espaço físico nos centros de dados da sede, Valença relata que foi possível eliminar muitos servidores, passando de 20 servidores para três equipamentos Nutanix na sede e outros três no pró-cidadão, com capacidade de 90 terabytes.

"Não tenho dúvida que temos o maior ambiente de hiperconvergencia em termos de volume dentre as prefeituras do Estado. Com a Nutanix não temos incertezas, sabemos que funciona e que não haverá paralisação de nossos serviços. Não precisamos nos preocupar com hardware e software de outros fabricantes, pois está tudo integrado. Passamos a ter simplicidade na gestão do ambiente tecnológico, escalabilidade na capacidade de processamento e desempenho na continuidade das operações", diz o subsecretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.