Publicidade
Início ESG YouTube e UNESCO se unem para promover a democratização do acesso à...

YouTube e UNESCO se unem para promover a democratização do acesso à educação no Brasil

0
Publicidade

Os últimos anos trouxeram mudanças significativas para a educação em todo o mundo. Como parte importante desse novo cenário e pensando em ajudar a democratizar o acesso à educação no Brasil, o YouTube irá expandir ainda mais a oferta de conteúdos educacionais na plataforma. Em 2022, todo o conteúdo do YouTube Edu, canal exclusivamente voltado à educação, será aprimorado e terá curadoria da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre fevereiro e maio de 2021 mostrou que 99% das escolas brasileiras suspenderam as atividades por conta da pandemia, e 90% delas não voltaram às atividades presenciais em 2020. As ferramentas que já estavam disponíveis online — como vídeos, livros e planos de aulas —, se tornaram imprescindíveis e as plataformas digitais passaram a ser como salas de aula: cada vez mais pessoas procuram o YouTube para aprender.

Com isso, os recursos educacionais disponíveis no ambiente virtual ganharam destaque como aliados no processo educativo e agora devem ser incorporados às práticas pedagógicas e às políticas públicas.

No contexto da pandemia, a UNESCO lançou a Coalizão Global de Educação, uma plataforma de colaboração e intercâmbio para proteger o direito à educação durante este período de interrupção educacional súbita e sem precedentes. Reúne mais de 140 membros da família da ONU, sociedade civil, academia e setor privado para garantir a continuidade de uma educação de qualidade. E o YouTube faz parte da iniciativa e tem colaborado incansavelmente a nível global para que tanto professores como alunos tenham acesso à educação remota.

A UNESCO tem, historicamente, realizado ações e projetos voltados à criação, organização e disseminação de recursos educacionais, a fim de ajudar no desenvolvimento de conhecimentos e competências entre crianças e jovens de todo o mundo, como as recentes experiências da parceria em países como Argentina e México, por exemplo, para a criação de um canal virtual com vídeos educacionais organizados por disciplina e ano. No Brasil, a iniciativa chega em um momento importante de mudanças na educação do país e a plataforma deverá se atualizar, acompanhando essas mudanças e alinhando os conteúdos do YouTube Edu à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Novo Ensino Médio, expandindo-os também para todos os anos finais do Ensino Fundamental.

“A UNESCO tem liderado iniciativas para garantir que, nesse momento exigente, o direito à educação de crianças, adolescentes e jovens ao redor do mundo seja protegido. A parceria com o YouTube é fundamental para atingirmos esse objetivo, o de promovermos uma educação de qualidade para todos com atenção sobre o ensino e o uso das ferramentas digitais”, destaca Marlova Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil.

O projeto prevê a formação de professores, com o objetivo de apresentar a nova plataforma YouTube Edu e orientar sobre seu uso em atividades pedagógicas. A reestruturação da plataforma YouTube Edu, considerando as recentes mudanças na educação brasileira e aspectos fundamentais como acessibilidade, diversidade e igualdade de gênero, mostra o comprometimento do YouTube e da UNESCO em promover conhecimento e diminuir a disparidade educacional entre os estudantes, através do acesso gratuito a conteúdos educativos de qualidade, respeitando a Agenda 2030, em especial o ODS 4, que diz: “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

A democratização por meio da plataforma, já é uma realidade: em pesquisa realizada para o Relatório de Impacto do YouTube, publicado em 2021, 100% dos estudantes que usam a plataforma relataram que o fazem também como suporte para suas tarefas e estudos; assim como 92% dos professores brasileiros que usam o YouTube afirmam usar vídeos que estão na plataforma em aulas ministradas por eles. Além disso, 77% desses professores concordam que a plataforma contribui para a aprendizagem dos estudantes.

Com a parceria, YouTube e UNESCO poderão oferecer inovação aos usuários da plataforma, com um conteúdo confiável, de qualidade e que promova a conexão entre quem ensina e quem aprende, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile